Google Tradutor encerra atividades na China; veja motivos

1 min de leitura
Imagem de: Google Tradutor encerra atividades na China; veja motivos
Imagem: Pixabay

O Google descontinuou oficialmente os serviços do seu tradutor online na região continental da China. A própria Alphabet, conglomerado que controla essa e outroas empresas, confirmou a mudança em comunicado enviado ao site Cnet.

O Google Tradutor deixou de funcionar no local por "falta de uso", segundo a companhia. A partir de agora, quem tenta acessar o domínio original será direcionado para a versão da plataforma em Hong Kong.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O domínio agora direciona para serviços em outra região.O domínio agora direciona para serviços em outra região.Fonte:  Google 

Esse era um dos últimos produtos ou serviços do Google que ainda funcionava em versão chinesa. A empresa já tirou quase todos os braços da companhia da região — incluindo o buscador, em 2010 — por censura prévia do governo local, que bloqueia diversos domínios de empresas de fora do país. A própria versão de Hong Kong do tradutor não pode ser acessada por meios normais dentro da China continental.

Sem chances no país

Além da censura, a empresa teria que encarar um concorrência pesada de marcas locais e tradicionais, como Baidu e Tencent, que dominam o setor tanto de busca quanto tradução. Gmail, Google Maps e YouTube também são bloqueados por lá.

O Google até tentou uma aproximação com a China há alguns anos, com um “experimento” chamado Dragonfly, que era desenvolvido em segredo e de forma customizada, concordando com as regras locais de censura. O projeto, entretanto, foi descartado após protestos de dentro e fora da companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.