Como eleitores sem biometria conseguiram ter sua digital lida?

1 min de leitura
Imagem de: Como eleitores sem biometria conseguiram ter sua digital lida?
Imagem: TSE

Ontem (2), durante o processo de votação, um fato ocorrido em algumas seções eleitorais deixou eleitores e até mesmo equipes que trabalharam na eleição intrigados: por que algumas pessoas conseguiram ter suas impressões digitais verificadas no sensor de validação do TSE mesmo sem ter feito a biometria na Justiça Eleitoral?

O fato, ocorrido em vários locais do Brasil, foi uma alternativa para reduzir as longas filas verificadas em virtude de algumas circunstâncias. Não só o aumento da quantidade de eleitores em alguns locais de votação e a ausência de cola com o número de candidatos (por não poder levar o celular para a cabine), mas também pela própria demora na confirmação da biometria antes do voto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para piorar a situação, levantamentos finais do TSE mostraram que, dos 156 milhões de eleitores do Brasil aptos a votar neste ano, apenas 77% do total fizeram o cadastramento biométrico, algo como 120 milhões de pessoas.

Como que a máquina conseguiu ler a digital dos não biometrizados?

Fonte: TSE/Divulgação.Fonte: TSE/Divulgação.Fonte:  TSE 

Quando se fala em um número de eleitores superior a 20% que deixaram de fazer a biometria, é importante esclarecer que a biometria durante o voto ainda não se tornou obrigatória no Brasil. A exigência do cadastramento e a possibilidade de validação dos dados que deveriam ser implantados nas Eleições 2020 acabaram sendo adiados devido à pandemia da covid-19.

Para aumentar sua base, a Justiça Eleitoral lançou mão de uma iniciativa, lançada em 2017: o Bioex (Projeto de Importação de Biometria de Órgão Externos). Com isso, a responsável pela organização do processo eleitoral firmou convênio para usar digitais colhidas e armazenadas em bancos de outros órgãos públicos, como o Denatran e o Detran.

"Seis entidades públicas compartilham dados com a Justiça Eleitoral. Pelas parcerias, as digitais de mais 9,8 milhões de pessoas poderão ser validadas durante as Eleições 2022", diz um comunicado recente do TSE.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.