Elon Musk comemora ativação de internet Starlink no Amazonas

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk comemora ativação de internet Starlink no Amazonas
Imagem: Shutterstock/Reprodução

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgou na quinta-feira (22) que a internet via satélite Starlink, da SpaceX, foi ativada em uma escola no Amazonas, localizada em Careiro da Várzea. A ativação contou com participação presencial de Gwyne Shotwell, COO da companhia, enquanto Elon Musk, CEO, participou via videochamada.

Starlink pode fornecer internet para escolas da região amazônica

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o Teletime, a ativação da internet foi uma doação do bilionário. Faria participou de uma visita à SpaceX, nos Estados Unidos, ainda em novembro de 2021, na tentativa de fechar uma parceria. Em maio, Musk e o presidente Jair Bolsonaro anunciaram um acordo para conectar 19 mil escolas da região.

Na ocasião, Faria informou que "todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Amazonas terão internet" via satélite. "Estamos aqui visitando e medindo a velocidade da internet e constatamos que está mais rápida que o 4G então queria agradecer à Starlink por isso", disse. Não houve, até então, uma divulgação formal de um acordo finalizado entre a SpaceX e o governo federal.

No Twitter, Musk celebrou a conexão das escolas da região via Starlink e, em resposta a um usuário da rede social, disse que a "educação é o caminho para sair da pobreza" e que "o acesso à internet é o que permite a educação".

A Starlink já pode ser assinada por brasileiros, com contratação através do site oficial da companhia. A assinatura teve uma redução de preço em agosto, embora o custo total de instalação do equipamento e afins possa ultrapassar os R$ 3 mil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.