Instituto Nu firma parceria para promover curso de programação

3 min de leitura
Imagem de: Instituto Nu firma parceria para promover curso de programação
Imagem: Nubank

Em maio, o banco digital Nubank lançou um braço voltado à responsabilidade social: o Instituto Nu. Este visa promover a popularização da educação financeira e a redução da desigualdade social.

A organização acabou de lançar um novo projeto que visa capacitar pessoas para trabalhar com programação de computadores. Neste texto, contamos como funciona a oportunidade e como você pode se candidatar. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o Instituto Nu?

(Fonte: Nubank)(Fonte: Nubank)Fonte:  Nubank 

O Instituto Nu é uma iniciativa do Nubank, que surge com o objetivo de ajudar o banco a promover a sua missão de inclusão financeira.

Com o lema “Pelo corre de quem sempre foi correria”, o Instituto dá mais um passo à frente, visando atuar em três grandes eixos: a educação para a empregabilidade, o empreendedorismo e a inovação social.

Os projetos apoiados pelo instituto visam estimular o crescimento pessoal e empresarial em comunidades e favelas brasileiras.

Segundo Cristina Junqueira, presidente do Instituto e cofundadora do Nubank: “O Instituto Nu surgiu para levar adiante nossos valores de inovar e romper o status quo. A entidade vai dar voz e espaço para o que acontece na periferia com base em nossos princípios de causar impacto na vida das pessoas”.

Novo projeto: o curso de capacitação em programação de computadores

(Fonte: Istock)(Fonte: Istock)Fonte:  Istock 

Agora, o Instituto Nu firmou uma parceria com a edtech MAIS1CODE, que atua na capacitação de pessoas de periferia, para lançar um novo projeto que dá continuidade ao programa de educação em tecnologia.

Juntos, eles estão lançando um curso de capacitação para 700 pessoas que vão aprender programação de computador, no intuito de poderem trabalhar nessa área em crescimento.

A formação é totalmente gratuita, online e vai contar com aulas ao vivo, com duração de 1h30, que serão ministradas por uma plataforma digital. Além disso, os alunos poderão fazer exercícios práticos, terão material de apoio e um espaço para tirar dúvidas.

As aulas se iniciam em outubro de 2022 e devem durar até agosto de 2023. De acordo com Tauan Matos, fundador da MAIS1CODE, a primeira etapa do projeto envolve um letramento digital chamado Lab Mindset, de duração de 6 semanas, que vai nivelar o conhecimento dos participantes em linguagem de programação.

Já na segunda fase, os estudantes passam a integrar a Universidade MAIS1CODE, em que vão receber capacitação em programação, além de aulas de inglês fornecidas pela escola de idiomas 4WAY.

Por fim, na terceira fase, os alunos participarão de trilhas de desenvolvimento, no intuito de se prepararem para o ingresso no mercado de trabalho. 

De acordo com Matos: "O objetivo da MAIS1CODE com apoio do Instituto Nu é de ‘reprogramar’ jovens economicamente e socialmente a partir de um ensino de programação acessível para a realidade dessas pessoas. Nós queremos ser a ferramenta que vai ajudar a sanar as dores das comunidades e ainda tornar essas pessoas protagonistas das próprias jornadas”.

Como participar do projeto?

(Fonte: Istock)(Fonte: Istock)Fonte:  Istock 

Quem estiver interessado em participar do projeto deve se inscrever no processo seletivo. O formulário está disponibilizado desde 12 de setembro no site e nas redes sociais da MAIS1CODE.

Não é necessário ter conhecimento prévio em programação, matemática ou inglês. Contudo, os requisitos para a candidatura envolvem a renda: o projeto prioriza pessoas com renda familiar inferior a R$ 5 mil e que residem em bairros periféricos do Brasil.

Inicialmente, o programa vai priorizar os residentes dos estados que têm atuação prioritária do Instituto Nu: Amazonas, Pará, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os outros quesitos para poder participar são:

  • preencher corretamente todos os dados do formulário de inscrição;
  • ter no mínimo 18 anos;
  • ter acesso a um computador com internet;
  • ter disponibilidade para se dedicar ao curso pelo menos 1h30 por dia.

O resultado da seleção vai ficar disponível em 7 de outubro de 2022. Os selecionados receberão um e-mail enviado pela equipe da MAIS1CODE confirmando a vaga.

Por que estudar programação?

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)Fonte:  Pinterest 

Muitos especialistas falam que, no futuro, saber programação será um conhecimento tão básico quanto ler e escrever. Uma vez que vivemos em um mundo permeado de tecnologias, é justo acreditar que essas linguagens estarão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Além disso, saber programação pode abrir muitas oportunidades de emprego, tanto no Brasil quanto em outros países. Há também a vantagem que esse é um trabalho que pode ser feito de forma remota — por isso, as chances de conseguir vagas de emprego se estendem muito.

Sentiu interesse? Caso você se encaixe nos requisitos do projeto, essa pode ser a sua grande oportunidade para aprender programação. Boa sorte!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.