Desenvolvedor de criptomoeda Luna pode ser preso na Coreia do Sul

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor de criptomoeda Luna pode ser preso na Coreia do Sul
Imagem: Terra Luna

Do Kwon deve ser preso na Coreia do Sul. Após ser processado por fraude em junho, o principal desenvolvedor das criptomoedas Luna e TerraUSD teve o mandado de prisão emitido por um tribunal do país. O colapso dos ativos digitais em que trabalhou atingiu todo o mercado de criptomoedas no mês de maio.

Além dele, investigado há alguns meses, outras cinco pessoas tiveram o mandado de prisão emitido. Todos os seis moram atualmente em Cingapura, destacou um porta-voz dos promotores à agência internacional de notícias Reuters, nesta quarta-feira (14).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

LunaFonte: Unsplash

A escolha pelo país foi explicada por Kwon em agosto, que afirmou que se mudou para lá por preocupações com a segurança da família, porém, negou ter trocado de endereço para fugir dos investigadores.

Contra o criador da Luna e fundador da Terraform Labs (plataforma blockchain), pesam acusações de fraude por parte de investidores depois que as moedas colapsaram.

A crise gerada pelo declínio dos ativos digitais provocou grande indignação na Coreia do Sul. Em todo o mundo, os investidores das duas moedas desenvolvidas por Do Kwon perderam em torno de US$ 42 bilhões, segundo dados analisados pela blockchain Elliptic.

Outras prisões

O colapso de criptomoedas levou a prisões de desenvolvedores no mundo todo. Em agosto, um homem de 29 anos foi preso na Holanda, suspeito de lavagem de dinheiro. Acredita-se que ele criou o serviço de mixagem de criptomoedas Tornado Cash.

Antes, no mês de maio, o cofundador e ex-diretor executivo da exchange de criptomoedas BitMEX, Arthur Hays, se declarou culpado da violação à Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos, sendo condenado a seis meses de prisão domiciliar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.