Candidatos a Governador nas Eleições 2022: veja lista por estado

3 min de leitura
Imagem de: Candidatos a Governador nas Eleições 2022: veja lista por estado
Imagem: Shutterstock

Se você está entre os mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar este ano, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conhecer os candidatos a Governador nas Eleições 2022 é essencial para não errar na escolha. O cargo é um dos que estará em disputa na votação do dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno.

A lista dos concorrentes à função, por estado, está disponível no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, também conhecido como “DivulgaCandContas”. A plataforma funciona como uma das melhores fontes de informações oficiais sobre as pessoas que disputam algum cargo nestas eleições.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na página, qualquer eleitor pode conferir os dados fornecidos no registro de candidatura, como formação, ocupação, foto na urna, redes sociais utilizadas e até pesquisar o patrimônio dos candidatos, entre outras coisas. Ela também disponibiliza a listagem completa de concorrentes aos cargos de Presidente, Senador e Deputados (Estaduais/Distritais e Federais).

Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.Fonte:  Governo do Estado de São Paulo/Divulgação 

Da mesma forma, o site DivulgaCandContas reúne as informações sobre os candidatos a Governador em 2022, permitindo ao internauta verificar a lista por estado. Confira, a seguir, como fazer a pesquisa utilizando a plataforma oficial alimentada pelo TSE.

Lista de candidatos a Governador nas Eleições 2022

O primeiro passo para pesquisar os candidatos a Governador por estado nas Eleições 2022 é clicar em um dos links abaixo. Eles levam diretamente para a página dedicada a cada região na plataforma DivulgaCandContas:

Como consultar

Após clicar no link referente ao estado que deseja pesquisar, você já terá acesso direto à lista de candidatos a Governador em 2022 naquele território. Para consultar mais informações, basta seguir estes passos, ressaltando que usamos os registros do Acre neste exemplo:

1. Clicou na opção “Acre (AC)”, acima? Ao entrar na página DivulgaCandContas referente ao estado, vá ao campo de seleção localizado à esquerda da tela, clique na seta para baixo e selecione a opção “Governador”;

Selecione a opção "Governador" na página do estado.Selecione a opção "Governador" na página do estado.Fonte:  TSE/Reprodução 

2. A próxima tela exibe os nomes de todos os postulantes ao cargo naquele estado. Além do nome na urna, é possível visualizar o nome completo, o número na urna, a situação da candidatura, a sigla e o partido pelo qual ele disputa o pleito;

Lista de candidatos a Governador do Acre.Lista de candidatos a Governador do Acre.Fonte:  TSE/Reprodução 

3. Caso você esteja em busca de mais informações, vá ao campo “Nome na urna” e clique no nome do concorrente para visualizar os dados registrados por ele;

Veja as informações de cada concorrente clicando no nome dele.Veja as informações de cada concorrente clicando no nome dele.Fonte:  TSE/Reprodução 

4. Na nova página aberta, será possível ver todos os dados informados ao TSE pelo concorrente, como data de nascimento, lista de bens declarados e a prestação de contas da campanha dele, entre vários outros detalhes.

O sistema mostra as informações do candidato.O sistema mostra as informações do candidato.Fonte:  TSE/Reprodução 

O mesmo procedimento exemplificado aqui vale para pesquisar a lista de candidatos a Governador em todos os estados, bastando escolher a região desejada. Outro detalhe importante é que o sistema também disponibiliza os dados das pessoas que concorrem como vice-Governador.

Para a consulta referente a este cargo, é só escolher a opção “vice-Governador”, seguindo as dicas dadas no passo 1.

Qual é a função de um Governador?

Você sabe o que faz um Governador? Trata-se do principal cargo político de um estado, tendo a função de administrar aquele território e representá-lo em ações jurídicas, administrativas e políticas. Uma das suas principais responsabilidades é a segurança pública, chefiando as polícias Civil e Militar.

O chefe do poder Executivo estadual também é quem cuida da infraestrutura (estradas, aeroportos, portos etc), da educação e da saúde, entre outras áreas, além de realizar a articulação política com o governo federal. Vale destacar ainda o Governador do Distrito Federal, que pode exercer funções cabíveis aos prefeitos além das suas atribuições tradicionais.

De acordo com os registros do TSE, há 223 candidatos a governador nas Eleições 2022 para um total de 27 vagas, resultando em 8,3 concorrentes para cada cadeira. O estado de Mato Grosso é o que tem a menor quantidade de aspirantes ao cargo, com apenas quatro candidaturas, enquanto o Distrito Federal possui a maior, com 12 pessoas disputando a função.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.