Candidatos a Deputado Estadual em 2022: veja a lista por estado

2 min de leitura
Imagem de: Candidatos a Deputado Estadual em 2022: veja a lista por estado
Imagem: Shutterstock

Você sabe quais são os candidatos a Deputado Estadual nas Eleições 2022 que disputam o pleito no seu estado? E o número do concorrente em que pretende votar? A melhor forma de descobrir essas e outras informações é visitando o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, também conhecido como “DivulgaCandContas”.

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a página reúne informações oficiais a respeito das pessoas que concorrem a algum cargo público nas Eleições que terão o primeiro turno acontecendo no dia 2 de outubro. Nela, podemos consultar o patrimônio dos candidatos, por exemplo, com base nos dados informados por eles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também é possível utilizar o sistema para descobrir quais são as redes sociais utilizadas pelos concorrentes, checar o limite de gastos de campanha e mais informações relevantes. Nome completo, ocupação, escolaridade e partido são alguns dos outros detalhes disponíveis.

O site DivulgaCandContas tem informações sobre todos os candidatos das Eleições 2022.O site DivulgaCandContas tem informações sobre todos os candidatos das Eleições 2022.Fonte:  TSE/Divulgação 

Consultar a lista de candidatos das Eleições 2022 é outro recurso encontrado no site DivulgaCandContas. Lá, qualquer eleitor consegue verificar os dados dos mais de 16 mil concorrentes a Deputado Estadual e dos 592 aspirantes a Deputado Distrital, este último disputado no Distrito Federal.

Lista de candidatos a Deputado Estadual nas Eleições 2022

É possível conferir a lista de candidatos a Deputado Estadual em 2022 clicando em um dos links abaixo, referente ao estado sobre o qual você busca a informação, ou na página dedicada aos concorrentes a Deputado Distrital:

Ao entrar na página da região desejada, vá ao campo de seleção abaixo do nome do estado e clique em “Deputado Estadual”. Fazendo isso, será exibida a lista de candidatos a Deputado Estadual 2022.

O que faz um Deputado Estadual?

Os Deputados Estaduais compõem as assembleias legislativas, ficando responsáveis por elaborar e aprovar leis pertinentes ao território do estado que representam. Cada unidade da federação possui de 24 a 94 vagas para o cargo, variando conforme a quantidade de eleitores e a sua representação na Câmara dos Deputados.

A página traz informações detalhadas sobre todos os concorrentes de cada estado.A página traz informações detalhadas sobre todos os concorrentes de cada estado.Fonte:  TSE/Divulgação 

De acordo com o TSE, São Paulo é o estado que tem a maior quantidade de candidatos a Deputado Estadual. São 2.043 pessoas concorrendo a 94 vagas disponíveis no maior colégio eleitoral do Brasil, seguido pelo Rio de Janeiro com 1.621 postulantes para 70 vagas e Minas Gerais com 1.398 concorrentes para 77 cargos abertos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.