Rádio completa 100 anos no Brasil; relembre primeira transmissão

1 min de leitura
Imagem de: Rádio completa 100 anos no Brasil; relembre primeira transmissão
Imagem: Depositphotos

O dia 7 de setembro marca exatamente 100 anos que o rádio fez sua estreia no Brasil, em uma demonstração pública. A primeira transmissão radiofônica do país foi feita na voz do presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro.

A transmissão foi possível graças a uma antena instalada no morro do Corcovado (um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse), na cidade do Rio de Janeiro - que até então era nossa capital federal. A conexão à distância e sem fios alcançou outros 80 receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Além do discurso do presidente Pessoa, a obra “O Guarani”, de Carlos Gomes, foi transmitida direto do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

À frente da iniciativa estava o cientista e educador Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira e criador da primeira emissora não amadora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. De acordo com o historiador Milton Teixeira: “Segundo o depoimento do próprio Roquette, praticamente ninguém ouviu nada da transmissão, porque o barulho da exposição era muito grande. Os alto-falantes eram relativamente fracos, mas mesmo assim causou uma certa sensação a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa e das primeiras músicas”.

Em solenidade na Associação Brasileira de Televisão pelo 30º aniversário da implantação do rádio no Brasil, Roquette Pinto (de gravata borboleta) observa "antigos e modernos" aparelhos de radiofonia. (Agência O Globo)Em solenidade na Associação Brasileira de Televisão pelo 30º aniversário da implantação do rádio no Brasil, Roquette Pinto (de gravata borboleta) observa "antigos e modernos" aparelhos de radiofonia. (Agência O Globo)Fonte:  Agência O Globo 

Para que o início da radiodifusão no Brasil virasse lei, foi realizada "apenas uma medida simples", com a presença do Rei da Bélgica. A partir daquele momento, a Repartição Geral dos Correios e Telégrafos, que era departamento do Ministério da Viação e Obras Publicas, ficava responsável pelas transmissões de radiotelegrafia e da radiotelefonia. Foram necessários mais seis meses para a homologação do regulamento dos serviços.

O funcionamento e transmissões regulares de rádio no Brasil começaram apenas em 20 de abril de 1923, com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, instalado na Escola Politécnica. Atualmente, a primeira emissora do país foi renomeada para Rádio MEC, que foi doada pelo próprio Roquette Pinto ao Ministério da Educação em 1936.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.