Correios exigirão CPF de remetentes a partir de setembro

1 min de leitura
Imagem de: Correios exigirão CPF de remetentes a partir de setembro
Imagem: Correios

Recentemente, os Correios anunciaram que as encomendas nacionais deverão identificar os remetentes em pacotes nacionais. A medida começa a valer a partir da próxima quinta-feira (1) e os brasileiros devem apresentar CPF ou CNPJ — em caso de estrangeiros, basta apresentar o número do passaporte.

A partir do dia 1 de setembro, todos os usuários do serviço devem se identificar e apresentar o CPF na hora de realizar qualquer postagem nacional. No caso da recusa do documento de identificação, os funcionários da agência devem recusar a encomenda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova exigência valerá para todas as postagens, à vista ou a faturar.A nova exigência valerá para todas as postagens, à vista ou a faturar.Fonte:  Wikimedia Commons 

De qualquer forma, os Correios afirmam que os dados informados pelos clientes serão mantidos em sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um sistema semelhante é usado em remessas internacionais.

Encomendas nacionais

“Com o objetivo de dar maior segurança ao processo, os remetentes de encomendas nacionais deverão fornecer os dados de CPF, CNPJ ou passaporte (no caso de estrangeiros) a partir do próximo dia 1º de setembro. Os dados não ficarão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos e seguirão todas as orientações sobre privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados”, foi anunciado em nota.

Segundo as informações da empresa, além de ajudar durante o rastreamento das encomendas, os dados informados permitirão o uso de outras funcionalidades de interatividade na entrega.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.