Rock in Rio 2022 terá cão-robô 'Yellow' com 5G como segurança

1 min de leitura
Imagem de: Rock in Rio 2022 terá cão-robô 'Yellow' com 5G como segurança
Imagem: Unsplash

A edição 2022 do Rock in Rio Brasil, que começa no dia 2 de setembro na capital fluminense, contará com várias tecnologias para reforçar a segurança do público no Parque Olímpico. Um dos destaques é a utilização de um cão-robô.

Batizado de Yellow, o modelo de quatro patas robotizado que estará presente na Cidade do Rock no Rio de Janeiro é o mesmo utilizado na edição portuguesa do festival, realizada em Lisboa no mês de junho. Ele fará parte da equipe operacional da SegurPro, empresa responsável pela segurança do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Utilizado também no torneio Mutua Madrid Open 2022, o Yellow possui diversos recursos tecnológicos, incluindo o suporte ao 5G para a coleta e o envio de dados do ambiente. Ele é capaz de detectar temperaturas anormais, por exemplo, que indicam risco de incêndio, trazendo funções semelhantes aos modelos da Boston Dynamics.

O cão-robô Yellow também foi usado no último Rock in Rio Lisboa, em Portugal.O cão-robô Yellow também foi usado no último Rock in Rio Lisboa, em Portugal.Fonte:  Rock in Rio/Divulgação 

O cão-robô do Rock in Rio 2022 também pode detectar outros tipos de eventos suspeitos e se expor a eles, evitando riscos à vida humana. Todas as informações rastreadas pelo equipamento serão visualizadas em tempo real pelos agentes de monitoramento do Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO), no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Mais recursos de segurança

Várias outras tecnologias serão utilizadas pela empresa durante os sete dias do festival, que deve contar com um público de 700 mil pessoas, no total. Além do cão-robô Yellow, o conceito de “Segurança Híbrida” da companhia inclui recursos como cerca de 200 câmeras de monitoramento.

Entre elas, haverá modelos dos tipos fixa, dome e fish eye, além de duas câmeras noturnas, uma câmera térmica e 30 câmeras corporais acopladas aos coletes da equipe de vigilantes. As imagens geradas pelo conjunto serão analisadas por um software de reconhecimento facial para agilizar o monitoramento.

O esquema de segurança do Rock in Rio Brasil 2022 terá ainda o uso de drones com câmeras de alta resolução e câmera térmica, dois radares perimetrais israelenses, aproximadamente 2 mil vigilantes e 25 condutores de cães treinados. Outro destaque é o serviço de mensagens via SMS com informações sobre mobilidade, acessos, previsão do tempo e mais dicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.