Cão-robô da Boston Dynamics vai monitorar fábrica da Hyundai

1 min de leitura
Imagem de: Cão-robô da Boston Dynamics vai monitorar fábrica da Hyundai
Imagem: Hyundai/Divulgação

Além de aprender a "urinar cerveja" e dançar ao som de um clássico da década de 1960, entre outras proezas, o cão-robô Spot, da Boston Dynamics, também vai atuar como um inspetor de segurança nas fábricas da Hyundai. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (17) pela montadora sul-coreana.

Uma versão modificada do Spot, o Factory Safety Service Robot (ou Robô de Serviço de Segurança de Fábrica, em tradução livre) ficará de olho na segurança dos trabalhadores das unidades industriais da marca, que recentemente concluiu a compra da Boston Dynamics. A sua estreia será em uma fábrica da subsidiária Kia, na Coreia do Sul.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também chamado de "Robô", o modelo é equipado com um sensor 3D LiDAR e uma câmera térmica, possuindo a capacidade de varrer o ambiente. Ele monitora a fábrica em busca de riscos potenciais de incêndio e verifica se as portas estão abertas ou fechadas, o que pode ser crucial para salvar as pessoas em situações de perigo.

Ele detecta ainda vários outros tipos de riscos para os trabalhadores e emite alertas para os administradores da planta industrial, que conseguem visualizar as imagens ao vivo, pela internet, de onde estiverem. O robô pode ser controlado remotamente ou funcionar em modo autônomo, pois tem o mesmo sistema de inteligência artificial do Spot convencional.

Outras habilidades

O robô de segurança da Hyundai possui muitas outras habilidades, como navegar por áreas estreitas e identificar pontos cegos no ambiente, não encontrados pelo olho humano, por exemplo. Também existe a possibilidade de conectar vários deles na mesma rede, realizando o monitoramento simultâneo de diversos setores da fábrica.

De acordo com a montadora, o projeto piloto que começará a funcionar em Seul dará um apoio maior às patrulhas de segurança noturnas, criando um ambiente mais seguro para os trabalhadores. A ideia da companhia é expandir o uso da tecnologia para outras instalações do grupo em breve, dependendo dos resultados do teste.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.