Como escolher o melhor banco digital para você

3 min de leitura
Imagem de: Como escolher o melhor banco digital para você
Imagem: Shutterstock

Os bancos digitais ganharam uma grande força nos últimos anos por trazerem mais facilidades aos seus usuários e oferecem uma série de serviços gratuitos, como transferências, depósito por boleto e anuidade do cartão de crédito.

No entanto, devido a grande quantidade de bancos digitais na atualidade, pode ser difícil chegar a conclusão de qual instituição é melhor para atender às próprias necessidades, visto que a maioria dos bancos possuem serviços muito parecidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, no intuito de ajudar os leitores que estão nessa situação, trouxemos uma matéria completa sobre o assunto. Confira abaixo!

Afinal, o que são bancos digitais?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Os bancos digitais são instituições financeiras que funcionam 100% a partir de canais virtuais, sem exigir que o usuário se desloque a uma agência física para solicitar serviços ou resolver possíveis problemas.

Dessa maneira, as transações são todas realizadas pelo aplicativo do  próprio banco, desde a abertura da conta até transações um pouco mais complexas, como a liberação do cartão para compras internacionais.

Normalmente, as contas demoram poucos minutos para serem abertas e podem ser solicitadas por qualquer pessoa, até mesmo por quem está negativado.

Quais as vantagens dos bancos digitais?

Os bancos digitais possuem uma série de vantagens frente às instituições tradicionais. Algumas delas são:

  • São digitais: poder resolver burocracias bancárias de forma rápida e efetiva é uma das grandes vantagens dos bancos digitais. Ao invés de se deslocar até o banco e enfrentar filas para atendimento, tudo pode ser resolvido com o celular de forma rápida e fácil.
  • São gratuitos: a maior parte dos bancos digitais não cobram nenhum tipo de tarifa, como taxa de manutenção de conta ou transferências para outras instituições.
  • Não cobram anuidade do cartão: outro grande benefício dos bancos digitais é que eles tendem a não cobrar anuidade de cartão de crédito;
  • Benefícios: atualmente, diversos bancos desta categoria possuem benefícios para seus usuários, como cashbacks, programas de pontos e até mesmo parceria com outras empresas para obter descontos na compra de produtos e serviços.

Quais as desvantagens dos bancos digitais?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Apesar de possuírem uma série de benefícios para seus correntistas, os bancos digitais podem não agradar pessoas mais tradicionais. Por isso, suas principais desvantagens são:

  • Serviços 100% online: por terem suas transações todas situadas no ambiente virtual, pessoas com dificuldade com a tecnologia podem não conseguir se adaptar a proposta dessas instituições.
  • Falta de agência física: a inexistência de uma agência física também pode ser um problema para aqueles que necessitam sacar dinheiro ou imprimir o extrato da conta com grande frequência no dia a dia. Atualmente, é possível realizar saques apenas nos caixas 24 horas, que estão espalhados por shoppings, mercados e galerias em diversas cidades.

O que levar em consideração na hora de escolher um banco digital?

Apesar de possuírem serviços similares, os bancos digitais ainda diferem entre si e, por isso, prestar atenção em alguns pontos é essencial para fazer sua escolha.

O primeiro deles, está no limite de uso de alguns serviços. Isto é, algumas instituições limitam a quantidade de depósitos por boleto e transferências, enquanto outras disponibilizam esses serviços de forma ilimitada.

Dessa forma, se torna necessário pensar nas suas necessidades pessoais para ter certeza que está escolhendo o melhor banco possível.

Serviços como maquininhas digitais, empréstimos e cheque especial também podem ser necessários para determinadas pessoas. Se for o seu caso, vale a pena buscar por uma instituição que disponibiliza esses serviços.

Além disso, avaliar a reputação no atendimento ao cliente também é interessante, visto que ficar preso no telefone ou não ter retorno da empresa são situações muito estressante.

Uma boa maneira de verificar isso, é acessar o perfil dos bancos no Reclame Aqui para observar como eles tem resolvido as situações de seus correntistas.

Bancos digitais: dicas para fazer uma boa escolha

Para que você faça uma escolha ainda mais assertiva de banco digital, trouxemos algumas dicas muito interessantes. A primeira delas é se basear nas experiências de outras pessoas que já fizeram a abertura de conta no banco.

Você pode ter acesso aos comentários tanto nas avaliações dos aplicativos na Play Store e da App Store, como também em diversos vídeos presentes no YouTube, que mostram em primeira mão o layout e funcionalidades das instituições.

Muitos dos conteúdos disponíveis na plataforma de vídeos da Google também fazem um comparativo entre bancos digitais, que podem lhe ajudar ainda mais a tomar sua decisão.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.