5G ‘puro’ chega ao Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas

1 min de leitura
Imagem de: 5G ‘puro’ chega ao Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas
Imagem: Shutterstock

As cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas receberam nesta segunda-feira (22) a ativação do 5G SA (Standalone). A versão “real” das redes móveis de quinta geração, com velocidade de download e upload até dez vezes superior ao 4G e baixa latência, agora possui antenas disponíveis em 12 capitais brasileiras.

Anteriormente, a previsão de ativação da tecnologia nas cidades era até 29 de agosto, mas o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) antecipou a autorização. O órgão ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é responsável pela limpeza da faixa de 3,5 GHz, usada pelo 5G “puro”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O 5G na faixa de 3,5 GHz também está disponível nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O prazo para as demais capitais é até 28 de outubro.

As operadoras brasileiras têm oferecido tanto o 5G SA quanto o 5G NSA (non-standalone), que tem como diferencial uma latência maior, mas atinge velocidades altas de conexão. O 5G tem velocidade média de 1 Gigabit.

Para usar a tecnologia, é necessário que o cliente tenha um dispositivo compatível. No site da Anatel, já são registrados 83 modelos de smartphones diferentes, sendo 28 da Samsung, 17 da Motorola, 10 da Xiaomi e 9 da Apple, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.