Anatel adia em 60 dias a implantação do 5G em 15 capitais

1 min de leitura
Imagem de: Anatel adia em 60 dias a implantação do 5G em 15 capitais
Imagem: Anatel

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (18) um adiamento de dois meses para que a tecnologia do 5G comece a rodar em 15 capitais brasileiras. A proposta de dilatação do prazo, inicialmente previsto para 30 de setembro, havia sido feita pelo Gaispi, grupo especial que avalia o funcionamento do 5G sem interferências.

Dessa forma, as 15 cidades terão que estar liberadas até 28 de outubro para ativação da frequência de 3,5 GHz. Como as operadoras dispõem de mais de 30 dias para efetivar a liberação, o sinal da tecnologia de quinta geração para redes móveis poderá ser ligado nesses locais até o dia 27 de novembro.

O adiamento, que decorre do atraso na entrega de equipamentos que evitam interferências, abrange as seguintes capitais: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

Como está a implantação do 5G nas capitais brasileiras até agora?

Fonte: Anatel/Reprodução.Fonte: Anatel/Reprodução.Fonte:  Anatel 

Na manhã de quinta-feira (18) o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) liberou o 5G para as cidades do Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória. Nessas capitais, o sinal será liberado já na segunda-feira (22).

Tão logo seja implantada nos quatro municípios, o 5G estará funcionando em 12 capitais brasileiras. A tecnologia encontra-se disponível em Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.