Anatel registra menor número de queixas desde 2015

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Imagem: Divulgação: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na segunda-feira (15) que recebeu 951,3 mil reclamações contra empresas de banda larga fixa, TV por Assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa no primeiro semestre de 2022. O número é o menor desde 2015, quando o número de queixas alcançou quatro milhões.

O número total registrou uma queda de 6,5% em relação ao semestre anterior. Além disso, o volume registrado até agora em 2022 é 28% menor com relação ao mesmo período de 2021, que obteve mais de 1,22 milhão de reclamações sobre os serviços em geral.

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Número de reclamações caiu a partir da implementação de Ouvidorias em 2020Número de reclamações caiu a partir da implementação de Ouvidorias em 2020Fonte:  Divulgação: Anatel 

É importante lembrar que, a partir de agosto de 2020, as prestadoras de telecomunicações instalaram Ouvidorias por determinação da Anatel. Desde então, o volume total de queixas vem caindo anualmente — com base em dados divulgados pela própria Agência.

Por fim, o Índice de Reclamações (IR), calculado por meio do número de reclamações mensais contra as empresas por cada mil acessos, também caiu em 2022. No primeiro semestre do ano, esse índice foi para 0,51 — no período anterior, o valor era 0,55. Já no segundo semestre de 2020, a partir de quando foram instauradas as ouvidorias, o IR era de 0,85.

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Fontes

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