Entenda a conturbada relação de Elon Musk e seu pai, Errol

3 min de leitura
Imagem de: Entenda a conturbada relação de Elon Musk e seu pai, Errol
Imagem: AFP

Recentemente, Errol Musk cedeu uma entrevista à rádio australiana 2DayFM e compartilhou opiniões, no mínimo, polêmicas sobre sua vida pessoal. Na ocasião, o pai de Elon Musk afirmou não possuir orgulho de seu filho mais velho e, além disso, constatou que seu xodó é o caçula Kimbal Musk. Ao contrário do esperado, a fala não surpreende e apenas confirma um discreto e antigo "embate" na família de bilionários.

Por prezar a discrição em sua vida pessoal, há poucos fatos públicos revelados sobre o passado de Elon Musk, especialmente se tratando de sua família. Assim, as principais "evidências" nesse dito embate são os relatos pessoais sobre pai e filho, que acabaram por formar uma espécie de "quebra-cabeça contraditório" ao longo dos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Relembre a conturbada relação entre Elon e Errol Musk nesta matéria especial do TecMundo!

Apoio, investimentos e a mina de esmeraldas

Possivelmente, os problemas na família Musk começaram cedo, ainda em meados da década de 1980. Nesse período, Errol havia se divorciado recentemente de sua esposa, Maye, e Elon ainda era adolescente. Porém, o evento mais relevante deste contexto é a suposta compra de uma mina de esmeraldas na Zâmbia, que teria elevado exponencialmente a situação financeira da família — já bastante afortunada, graças ao passado do patriarca como engenheiro.

Mesmo com as economias fartas, nem todos os membros da família Musk encararam anos de riqueza — ou sequer, supostamente, uma boa qualidade de vida. Conforme recorda Maye, em entrevista ao InsideHook: "Errol era abusivo e manipulador de maneira física, financeira e emocional," fatos que contribuíram com seu divórcio. Após seu afastamento da relação, a mãe de Elon Musk ainda se lembra de encarar uma rotina bastante simples, alimentando-se de "sanduíches de manteiga de amendoim e sopa de feijão".

Maye e Elon Musk mantém uma relação próxima. (Fonte: The Sun / Reprodução)Maye e Elon Musk mantém uma relação próxima. (Fonte: The Sun / Reprodução)Fonte:  The Sun 

Nos anos que sucederam o divórcio, Elon cresceu sob a tutela de seu pai. Segundo sua entrevista à Rolling Stone, em 2017, sua infância foi "miserável" e seu pai "era um ser humano tão terrível". Musk comenta: "Quase todas as coisas más que você poderia imaginar, ele fez. É tão terrível, você não acreditaria."

(Des)encorajamento profissional

Segundo Elon, seu pai não acreditava em seu potencial profissional quando ele decidiu se mudar para o Canadá. Ele afirma: "[Errol] me chamava de idiota o tempo todo," comenta, "e isso é só a ponta do iceberg," conclui. O problema parece persistir até mesmo no apoio à marca Tesla, já que o patriarca se recusa a dirigir um dos modelos elétricos: "Eu dirijo Mercedes-Benz, Rolls Royce e Bentley."

Sem necessariamente negar as acusações, Errol se posicionou sobre os problemas na relação em uma entrevista ao Daily Mail: "Ele precisa superar. Eu não vou revidar. Vou esperar até que ele volte a si," pontua, "Ele está fazendo birra, como uma criança mimada. Ele não pode ter o que quer e agora eu aparentemente sou um monstro maligno," dispara.

Para piorar, essa não seria a primeira vez que Errol sugeriu Elon como imaturo. Na recente entrevista à rádio australiana, ele confessou que se preocupa com o filho: "Ele tem 50 anos agora e eu ainda penso nele como um garotinho," pondera, "Mas ele tem 50, quero dizer, é um homem velho," conclui.

Relação polêmica

Além dos altos e baixos "costumeiros", muitas fontes apontam um pivô em comum na conturbada relação entre os Musk: o filho de Errol com sua enteada. O caso ocorreu ainda em 2018, envolvendo Jana Bezuidenhout, 30 anos mais nova que o patriarca. Na época, ele afirmou que a gravidez foi um acidente, mas que ainda viveriam juntos mesmo sem estar em um relacionamento romântico.

Enteada de Errol Musk, Jana Bezuidenhout, e seu filho. (Fonte: Jana Bezuidenhout, Instagram / Reprodução)Enteada de Errol Musk, Jana Bezuidenhout, e seu filho. (Fonte: Jana Bezuidenhout, Instagram / Reprodução)Fonte:  Jana Bezuidenhout, Instagram 

Neste ano, o patriarca anunciou que se tornou pai de uma segunda criança com Bezuidenhout, também "não planejada". Errol ainda aproveita para esclarecer que eles já não vivem mais juntos, mas que ainda compartilham "muita afeição entre si".

Segundo o jornal The Sun, Elon ficou "enlouquecido" ao saber do primeiro caso e, supostamente, teria estreitado ainda mais a relação com seu pai após o ocorrido. Errol reconhece: "Eles ainda se sentem um pouco assustados sobre isso, porque ela é a irmã deles. A meia-irmã deles," conclui.

Família, apesar dos pesares?

O site sul-africano 2OceansVibe uma recente afirmação de Errol sobre sua relação com Elon, explicando que a última vez que o viu teria sido há seis anos. No entanto, ele também sugeriu algum avanço, confirmando que eles conversam por ligação. Ele constata: "nos importamos um com o outro."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.