SoftBank vende suas ações da Uber após resultados negativos

1 min de leitura
Imagem de: SoftBank vende suas ações da Uber após resultados negativos
Imagem: Teahub

Após investir maciçamente na Uber desde 2018, a ponto de se tornar o seu principal acionista, a corporação japonesa SoftBank divulgou, na segunda-feira (8) que está vendendo toda a sua participação acionária na multinacional norte-americana. O “despejo” das ações ocorreu entre os meses de abril e julho a um preço médio unitário de US$ 41,47 (R$ 210).

A decisão de desinvestir na Uber acontece após a divulgação dos maus resultados do banco de investimento japonês no segundo trimestre, principalmente em seu veículo de investimento em tecnologia, o Vision Fund, que divulgou uma perda de 2,93 trilhões de ienes (R$ 110 bilhões), uma das maiores até hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como foi a experiência da Uber para o SoftBank?

Fonte: SoftBank/Reprodução.Fonte: SoftBank/Reprodução.Fonte:  SoftBank 

De acordo com o SoftBank, o custo médio de aquisição da participação na Uber por ação foi de US$ 34,50, o que significa que a venda dos papéis teria resultado em lucro para a corporação japonesa. No entanto, o grupo não deu detalhes sobre quanto a venda da participação na empresa de transporte privado urbano rendeu em termos de retorno total, nem quantas ações foram vendidas.

O que se sabe, com certeza, é que o gigante de Tóquio vem investindo pesadamente na Uber, primeiramente em 2018, e novamente em 2019. No entanto, em 2021, o SoftBank se desfez de um terço da participação, zerando agora o seu estoque de ações da companhia. As ações da Uber estão cotadas neste momento a US$ 33.09, o mesmo preço do fechamento na segunda-feira (8).

De acordo com o CEO do SoftBank, Masayoshi Son, o banco de investimento está operando, há alguns meses, na chamada modalidade defensiva. A atividade de aplicações de capital do Vision Fund, por exemplo, foi limitada a US$ 600 milhões no primeiro trimestre de 2022, o que é praticamente nada quando comparada aos US$ 20,6 bilhões aplicados no mesmo período do ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.