15 dicas para a transição de carreira para a área de Tecnologia

4 min de leitura
Imagem de: 15 dicas para a transição de carreira para a área de Tecnologia
Imagem: Shutterstock

Com grande demanda no mercado e salários altos, a área de TI tem atraído cada vez mais profissionais que desejam fazer transição de carreira.

Uma pesquisa realizada pelo RH EDC Group revelou que 53% dos brasileiros desejam mudar de área de atuação. E a área de Tecnologia da Informação (TI) é a mais almejada por esses profissionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas será que fazer essa transição de carreira é fácil? Abaixo, confira 15 dicas para quem quer investir na carreira em Tecnologia. Não deixe de ler.

1. Pense no seu momento e no que você quer

Reflita a respeito dos motivos pelos quais você quer mudar de ramo e avalie se a área de Tecnologia pode suprir as suas aspirações profissionais. Depois disso, pense no caminho que vai trilhar: você está disposto a começar do zero? Estaria tudo bem voltar a ser estagiário, por exemplo?

Se a resposta for “sim”, é bem provável que você já esteja preparado para dar um passo à frente e iniciar as especializações em uma nova área profissional. Aproveite a sensação de animação e se dedique a entender um pouco mais sobre o ramo.

2. Entenda como é uma carreira de tecnologia

O ditado “A grama do vizinho é sempre mais verde” não é popular em vão. Entenda todas as facetas de uma carreira em Tecnologia e conheça tanto os benefícios quanto as dificuldades.

3. Identifique riscos potenciais

Verifique os riscos que podem impedir você de chegar ao seu objetivo e se prepare para contornar todos eles. Por exemplo, se você já está em um emprego fixo, pense em como vai acrescentar a rotina de estudos ao seu dia a dia.

Dificuldade para inserir uma rotina de estudos no dia a dia é um dos maiores desafios para quem quer aprender um novo ofícioDificuldade para inserir uma rotina de estudos no dia a dia é um dos maiores desafios de quem quer aprender um novo ofício.Fonte:  Shutterstock 

4. Faça um plano de ação e estabeleça prazos

Para ser produtivo, todo plano precisa de um planejamento bem estruturado, com metas bem definidas e prazos estabelecidos. Então tire as suas ideias do papel e faça um cronograma de curto, médio e longo prazos.

5. Planeje-se financeiramente

É comum que profissionais que mudam de carreira passem a receber salários inferiores àquele com o qual estavam acostumados. Sendo assim, é preciso fazer um planejamento financeiro. Afinal, ninguém quer passar perrengue e desistir da transição no meio do caminho. Portanto, tenha economias separadas para passar por um possível momento de incertezas e desafios.

6. Cuide da sua saúde física e mental

Busque incluir exercícios físicos na sua rotina, para que possa se distrair, sair do contexto de transição profissional e limpar a sua mente. Além disso, cuide de sua saúde mental quando dúvidas e dificuldades baterem à porta.

Lembre-se: qualquer desafio requer muita dedicação. Não se compare com outros profissionais mais experientes; pelo contrário, use-os como fonte de conhecimento.

7. Entenda o seu perfil de estudante

Para entrar na área de Tecnologia, você vai precisar desenvolver novas habilidades. E existem diferentes formas de fazer isso: graduações, cursos com especialistas, bootcamps, cursos de longo prazo, presenciais ou a distância, etc.

Entenda qual é o melhor formato para você e pense também no tempo que tem disponível na sua agenda.

Compreender o seu tipo de aprendizagem pode ser um grande atalho na transição de carreiraCompreender o seu tipo de aprendizagem pode ser um grande atalho na transição de carreira.Fonte:  Shutterstock 

8. Pratique o máximo que puder

A prática faz toda a diferença para profissionais de TI. Sendo assim, invista em muitos exercícios, desafios e projetos práticos. Escolha uma especialidade — desenvolvedor mobile pleno, por exemplo — e treine ao máximo para se tornar uma referência no assunto.

9. Participe de bootcamps (se puder)

Os bootcamps — treinamentos intensivos — são ótimas alternativas para quem quer desenvolver determinada habilidade de forma rápida e completamente prática. Se esse for o seu caso, vale muito a pena apostar nessa modalidade de estudo.

10. Crie um portfólio

A melhor forma de mostrar os seus conhecimentos é criando um portfólio com os seus melhores projetos. Invista em um arquivo bem estruturado e organizado. Se você acredita que desenvolver uma apresentação profissional do zero é muito complicado, tenha calma!

Já existem diversas plataformas completas e gratuitas para construir um portfólio. Esse é o caso do Behance, site online da Adobe voltado para divulgação de projetos.

11. Valorize os seus progressos

Lembra as metas e os prazos que citamos na dica 4? Então, cada vez que você cumprir um dos seus objetivos, pare para pensar a respeito dele. Valorize os seus esforços, reconheça os seus avanços e os use como alavanca para conquistar os próximos.

12. Seja resiliente

Durante o percurso, você possivelmente vai encontrar dificuldades para aprender algo ou desenvolver determinado projeto e vai questionar tudo o que está fazendo.

Nessa hora, pare, respire e se lembre do estágio inicial: pense nos desejos que tinha quando começou e desenvolva resiliência para ir adiante.

13. Busque carreiras para se inspirar

Nada melhor do que encontrar histórias parecidas com a sua para se inspirar, não é? Então, busque referências de pessoas que fizeram a transição de carreira e estão muito felizes com essas decisões. Ter uma inspiração não está limitado a desejar alcançar o cargo dessa pessoa, mas sim a admirar toda a jornada dela para chegar aonde está hoje. Foque o caminho!

14. Desenvolva afinidade com testes

É comum que os processos de recrutamento na área de TI tenham testes para verificar as habilidades do profissional. Portanto, treine para não se sentir intimidado na hora de mostrar os seus talentos.

15. Construa uma rede de contatos

Busque conhecer profissionais de TI e construa relações com eles. Essas conexões não vão apenas ajudar você a se desenvolver mais rápido, mas também vão abrir oportunidades únicas para você ingressar na nova área do mercado de trabalho.

E aí, você acha que a transição para a área de TI pode ser uma boa para a sua carreira? Aproveite que está por aqui e leia sobre a  importância de se qualificar para buscar novas oportunidades no mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.