Behance: o que é e como funciona a plataforma?

3 min de leitura
Imagem de: Behance: o que é e como funciona a plataforma?
Imagem: Getty Images

O Behance é uma plataforma voltada para profissionais que desejam expor suas criações na internet. Designers gráficos, fotógrafos, social media e tantos outros especialistas que utilizam a rede como um grande portfólio. 

Além de estar disponível na web, o Behance pode ser baixado via sistemas iOS e Android; então, se você deseja mostrar o seu talento ao mundo, que tal conhecer um pouco mais desse site? 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Devemos falar que hoje é seu dia de sorte, pois preparamos um conteúdo completo sobre o Behance. Para saber mais, é só continuar nesta leitura. Um pequeno spoiler: no final vamos ensinar como criar um perfil na rede. Vamos lá?

Afinal, para que serve o Behance?

Como foi resumido, a plataforma serve como uma grande rede social de compartilhamento de portfólios. Os designers gráficos de plantão, por exemplo, sabem muito bem do que estamos falando, não é mesmo? 

Aliás, quem trabalha com processos criativos geralmente quer e precisa conquistar visibilidade em seus projetos. Essa é uma forma de atrair olhares que podem abrir "portas" de trabalhos.

As comunidades disponíveis no Behance também chamam a atenção de profissionais de diversas áreas. Por meio delas, é possível manter contato e trocar ideias com especialistas em assuntos de criação. 

Mulher no computaodorDesigner gráfico trabalhando em um logo no computador.Fonte: Getty Images

Assim como acontece no LinkedIn, ter um networking que funciona é bastante positivo. Há quem utilize esse recurso até mesmo para produzir materiais colaborativos, ou seja, uma única ideia é compartilhada e transformada em realidade por um grupo de pessoas engajadas.

Conquistar notoriedade é uma forma de crescer na carreira. Vale a pena aproveitar as funcionalidades do site e subir um portfólio incrível por lá. Além disso, se deseja apresentar projetos para clientes de forma fácil e profissional, aderir ao Behance é um ótimo investimento.

Quais são as funcionalidades disponíveis no Behance?

Responsiva para desktop, smartphones e tablets, a plataforma tem funcionalidades incríveis. Logo no início, há a possibilidade de criar um filtro com os seus interesses, isto é, se você faz parte do grupo de publicitários e deseja ver um feed com publicações desse tipo, siga em frente.

Outra função muito bacana diz respeito a um espaço parecido com o Stories do Instagram. A partir dele, podemos ver como outros profissionais colocam "a mão na massa", quase como um “ao vivo”. 

Sem contar que a rede pode ser usada como inspiração para outras criações. Sabe quando bate aquele bloqueio criativo? Vale a pena pesquisar um termo desejado no Behance e analisar as publicações com o intuito de renovar as ideias.

Por fim, empresas que estão contratando conseguem usar a aba “Carreiras” disponível e, assim, encontrar perfis qualificados. De quebra, podemos nos candidatar para uma vaga e, quem sabe, conseguir um emprego dos sonhos.

O portfólio da plataforma Behance é gratuito? 

Sim, a plataforma Behance é gratuita. É só acessá-la, cadastrar-se e construir um perfil com base em suas qualificações sem custo algum. E, do mesmo modo que acontece em outras redes, precisamos nos atentar ao que publicamos.

Lembre: estamos falando de um grande ambiente profissional; portanto, tenha isso em mente e elabore uma página com informações relevantes, projetos importantes e, claro, com estéticas atrativas.

Portfólio no computadorTela de computador aberto em um portfólio digital.Fonte: Getty Images

Ah, e que tal utilizar também o Creative Cloud Express? É outra ferramenta online para criação, contendo alguns recursos grátis.

Como criar um portfólio no Behance de forma simples e rápida?

É claro que não poderíamos deixar de explicar como criar o sonhado portfólio no Behance, certo? Por isso, listamos alguns passos fáceis de serem feitos para auxiliar na hora de fazer o seu perfil. Confira.

  1. Após se inscrever ou logar na plataforma, é necessário clicar na parte superior da tela em “Compartilhe seu trabalho”.

  1. Escolha qual é a forma de projeto desejada — texto, imagem, vídeo, grade de fotos e até mesmo tokens não fungíveis (NFT).

  1. Escolha a imagem ou o projeto desejado e configure da forma mais atraente ao seu olhar.

  1. Role o scroll e clique em ”Continuar”, no canto direito da tela.

  1. Por fim, basta completar as informações que aparecerem na tela e publicar o projeto. Você pode fazer isso com quantas produções desejar e, assim, construir o seu portfólio.

Então, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha sido útil para conhecer o que é o Behance, além de ficar por dentro das oportunidades que ele nos oferece. Já está animado para testar? Vamos lá!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.