Google é multado na Rússia por conteúdos sobre a Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: Google é multado na Rússia por conteúdos sobre a Ucrânia
Imagem: Unsplash

Autoridades russas anunciaram na segunda-feira (18) uma nova multa aplicada ao Google no país, por repetidas “violações de conteúdos” relacionadas à atuação das tropas do país na invasão à Ucrânia. De acordo com a Reuters, o valor da penalidade equivale a US$ 373 milhões, ou R$ 2,02 bilhões pela cotação atual.

principal alvo do governo nesta multa é o YouTube, que ao contrário do Twitter e das plataformas da Meta não foi bloqueado no país. O serviço de vídeos estaria sendo utilizado para propagar "notícias falsas sobre a operação militar especial na Ucrânia”, na visão do Kremlin.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o Roskomnadzor, órgão responsável pela regulação do setor de telecomunicações na Rússia, YouTube deixou de restringir vídeos que desacreditam as forças armadas lideradas por Vladimir Putin. Além disso, estaria permitindo a exibição de conteúdos que promovem “visões extremistas” e incentivam a participação em protestos.

O YouTube se tornou o alvo dos reguladores russos, nesta nova multa.O YouTube se tornou o alvo dos reguladores russos, nesta nova multa.Fonte:  Unsplash 

Como deixou de atender às solicitações do regulador desde o início da guerra na Ucrânia e manteve no ar os conteúdos tidos como ilegais pelo governo, a companhia de Mountain View acabou multada. O valor foi calculado com base no faturamento anual do Google na Rússia.

Sanções recorrentes

Esta multa aplicada ao Google na Rússia consiste em mais um capítulo na disputa entre a big tech e os reguladores locais. No ano passado, a empresa já havia recebido uma penalidade semelhante, cujo valor chegou a 30% do cobrado agora, igualmente pela não remoção de conteúdos.

Houve ainda outras multas menores e a empresa também teve suas contas bancárias no território russo confiscadas, dificultando o pagamento de funcionários e fornecedores. Esta última ação levou à retirada de funcionários da Alphabet do país e à declaração de falência da subsidiária.

A gigante das buscas pode recorrer desta multa mais recente, mas ainda não se manifestou a respeito do caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.