Google: filial russa perde conta bancária e vai declarar falência

1 min de leitura
Imagem de: Google: filial russa perde conta bancária e vai declarar falência
Imagem: Wikimedia Commons
Avatar do autor

A subsidiária do Google na Rússia divulgou planos para declarar falência. A informação é da agência de notícias Reuters e foi confirmada pela própria companhia nesta quarta-feira (18).

Tudo começou quando autoridades do governo russo teriam apreendido a conta bancária do Google no país. Isso impossibilita a continuidade das operações da companhia na região, já que impede até mesmo o pagamento dos funcionários e de questões básicas de funcionamento, além da manutenção de serviços e produtos. O pedido agora deve ser formalizado com as autoridades financeiras locais.

Sanções em andamento

A disputa entre Google e Rússia já é antiga, com ameaças constantes de banimento do buscador e de outros serviços pelo presidente Vladimir Putin. Entretanto, o clima ficou ainda mais intenso com a invasão da Ucrânia, no final de fevereiro de 2022.

A empresa suspendeu pagamentos via Google Pay, encerrou a monetização em serviços como YouTube e Play Store e até passou a denunciar cibercrimes de agentes ligados ao governo local. Por outro lado, a Rússia bloqueou o Google News por supostamente exibir "notícias inautênticas" sobre a guerra.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes