Processo do Twitter contra Elon Musk será julgado em outubro

2 min de leitura
Imagem de: Processo do Twitter contra Elon Musk será julgado em outubro
Imagem: Shutterstock

O processo do Twitter contra Elon Musk será julgado em 17 de outubro. O bilionário decidiu cancelar a aquisição de US$ 44 bilhões no começo do mês, mas a rede social agora quer que ele cumpra com o acordo e moveu uma ação oficial.

Musk queria que o julgamento fosse realizado em 2023, o que daria tempo para analisar as contas falsas e bots do Twitter. Esse foi um dos argumentos usados para cancelar a compra, embora a rede social tenha dito que as alegações "são pretextos e carecem de qualquer mérito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No processo, o Twitter diz que Musk "se recusa a cumprir com suas obrigações com os acionistas porque o acordo que ele assinou não atende mais a seus interesses pessoais".

A confirmação se deu na terça-feira (19) pela juíza Kathleen St. Jude McCormick, do Tribunal de Chancelaria de Delaware, nos EUA. A disputa deverá durar cinco dias e é referente ao caso de cancelamento de compra da rede social pelo bilionário.

"Vitória" para o Twitter

O cronograma acelerado de julgamento do caso está mais alinhado com as expectativas da rede social do que com as de Musk. O Twitter buscava um julgamento de quatro dias já em setembro, enquanto o bilionário e CEO da Tesla queria definir a data para fevereiro de 2023.

“A realidade é que o atraso [no julgamento] traz danos irreparáveis” à rede social, disse a chanceler McCormick. “Quanto mais tempo a transação de fusão permanecer no limbo, maior será a nuvem de incerteza sobre a empresa”, afirmou. Ela também relaciona o risco comercial ao Twitter em sua decisão.

Musk comunicou a desistência de compra da rede social em 8 de julho. Já o Twitter oficializou a disputa judicial contra o bilionário na última terça-feira (12). O processo em si visa que Musk “cumpra com suas obrigações” e finalize a compra, tal qual havia ofertado anteriormente. O anúncio do acordo entre ambos foi divulgado em 25 de abril.

No processo aberto pelo Twitter, a empresa diz que Musk "se recusa a cumprir com suas obrigações com os acionistas porque o acordo que ele assinou não atende mais a seus interesses pessoais".

Musk teria optado por cancelar a aquisição do Twitter por causa do alto número de bots e contas falsas na plataforma, que seria falso, segundo ele. A rede social, por sua vez, disse que as alegações do empresário "são pretextos e carecem de qualquer mérito".

*Matéria atualizada em 29/07/2022, às 12:13, com a data oficial do julgamento entre Twitter e Elon Musk.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.