CEO do Telegram comemora investigação antitruste contra a Apple

1 min de leitura
Imagem de: CEO do Telegram comemora investigação antitruste contra a Apple
Imagem: Pavel Durov/Instagram
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma notícia divulgada na semana passada pela imprensa mundial foi festejada pelo CEO do Telegram, Pavel Durov, nesta segunda-feira (13). A novidade celebrada diz respeito a uma possível punição da Apple no Reino Unido.

A notícia, reproduzida na íntegra por Durov, foi divulgada no site do Governo do Reino Unido. Nela, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) denuncia “uma restrição que é exclusiva da Apple”: a proibição que a empresa norte-americana impõe a todos os navegadores alternativos em seus dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a agência reguladora da concorrência britânica, a proibição restringe “severamente o potencial de navegadores rivais se diferenciarem do Safari, e limita os incentivos da Apple para investir em seu mecanismo de navegador”.

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Por que Durov comemorou a investigação da Apple?

De acordo com o fundador do Telegram, embora o seu aplicativo funcione "muito bem em dispositivos móveis", ele é impedido de atingir uma qualidade comparável a um app nativo do sistema operacional iOS "porque a Apple limita os desenvolvedores da web em termos do que eles podem fazer em iPhones e iPads", diz Durov.

Suspeitando que a Apple pudesse estar prejudicando de propósito os seus próprios aplicativos na web para forçar os seus usuários a baixar mais aplicativos nativos (e cobrar a taxa de 30%), o desenvolvedor do Telegram Web conduziu uma pesquisa sobre o navegador para iOS utilizando o Safari.

O resultado foi uma lista com dez pontos problemáticos no navegador da Apple, vendido como o mais rápido do mundo, que foi compartilhada em março na rede, com todos os detalhes técnicos. "Felizmente, os reguladores começaram a perceber o que está acontecendo", diz Durov.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.