Google Chrome bate Safari e é o navegador mais rápido para Mac

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome bate Safari e é o navegador mais rápido para Mac
Imagem: Google Chrome
Avatar do autor

No final da semana (5), o Google informou que o seu navegador Chrome registrou, no Apple Speedometer, uma pontuação 20% maior do que há três meses. Na época, o browser já havia superado o Safari, o navegador desenvolvido especialmente para os dispositivos da Maçã, e anunciado como o mais rápido do mundo.

Na nova aferição, realizada no velocímetro oficial da própria Apple apenas três meses após assumir a “pole position” dos navegadores, o Google Chrome atingiu a marca de 360 pontos no benchmark, um desempenho impressionante em relação aos 300 pontos obtidos no início do ano.

Segundo o Android Police, os melhoramentos feitos pelo Google no Chrome para atingir essa performance não são exclusivos para o sistema macOS. De acordo com a publicação, a gigante de Mountain View investiu pesado para turbinar o seu navegador, que teve também um incremento de 15% nos tempos de carregamento de páginas nos sistemas Android e Windows.

O que o Google fez para obter essa pontuação recorde?

Conforme o site Digital Trends, os resultados refletem diversos ajustes realizados "sob o capô" do Chrome. Alguns exemplos são: análises velozes, extensões FastLookUps, chamadas JavaScript mais rápidas, compactação de ponteiro, funções Built-in mais curtas e o compilador Sparkplug.

O Google garante que todas essas regulagens permitiram ao Chrome cravar um incremento de 83% na pontuação do Apple Speedometer. De acordo com a empresa, também contribuíram para o feito alguns fatores positivos, como o alto desempenho da CPU M1 e as técnicas Link Time Optimization e Profile Guided Optimization (LTO + PGO) para melhorar o desempenho do código C++.