Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do IR 2022 hoje (24)

1 min de leitura
Imagem de: Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do IR 2022 hoje (24)
Imagem: Receita Federal
Avatar do autor

A Receita Federal do Brasil começou a liberar, a partir das 10h desta terça-feira (24), as consultas ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda IR 2022, inclusive as restituições residuais de exercícios anteriores. Os créditos para os 3,3 milhões de contribuintes incluídos nessa relação — no valor total de R$ 6,3 bilhões — será efetuado no dia 31 de maio.

Nesse primeiro momento, serão contemplados apenas os contribuintes que têm direito a prioridades legais, sendo:

  • 226.934 idosos acima de 80 anos;
  • 2,3 milhões idosos entre 60 e 79 anos;
  • 149.016 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 702.607 profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como consultar se a minha restituição já está disponível?

Fonte: Receita Federal/Reprodução.Fonte: Receita Federal/Reprodução.Fonte:  Receita Federal 

Para consultar se sua restituição já está disponível para crédito, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”, ou diretamente neste link. Alternativamente, a página oferece a opção de outros canais de serviço, através do e-CAC, para uma consulta completa à situação da declaração.

A opção também está disponível via apps para tablets e smartphones, nos quais será possível acessar diretamente as bases da Receita para consulta aos lotes de restituições do IRPF, bem como a situação cadastral de um CPF. Eventuais pendências na declaração poderão ser retificadas online para correção de informações porventura enviadas incorretamente.

Se, mesmo constando na relação de restituição, o crédito não for efetuado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, a importância ficará disponível no Banco do Brasil pelo prazo de um ano, onde a pendência poderá ser regularizada.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.