IR 2022: mais de 10 milhões de declarações ainda não foram feitas

1 min de leitura
Imagem de: IR 2022: mais de 10 milhões de declarações ainda não foram feitas
Imagem: Shutterstock

Assim como em outros anos, uma grande quantidade de pessoas deve deixar para entregar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em cima da hora em 2022. De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal nessa quarta-feira (18), ainda faltam mais de 10 milhões de declarações a serem recebidas.

No início do ano, o órgão declarou que esperava receber 34,1 milhões de declarações do IR 2022. Desta quantidade estimada, 23,2 milhões de declarações foram enviadas até as 11h de ontem, 68% do total aguardado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Originalmente, o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2022 se encerrava em 29 de abril. Porém, a Receita resolveu prorrogá-lo, como fez nos últimos três anos, passando a data limite para o dia 31 de maio, dando algumas semanas a mais para os contribuintes obrigados a efetuar a declaração.

O app do Imposto de Renda é uma das formas de entrega da declaração.O app do Imposto de Renda é uma das formas de entrega da declaração.Fonte:  App Store/Reprodução 

É importante destacar que quem enviar a declaração do IRPF fora do prazo está sujeito à multa de 1% a 20% sobre o imposto devido, com o valor mínimo estipulado em R$ 165,74. Ela começa a ser contada no dia seguinte à data limite.

Meios de entrega

Se você ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2022, é importante evitar o envio no último dia. Com o alto volume de acessos, o sistema da Receita pode ficar sobrecarregado e sair do ar, levando muitos contribuintes a ter que envia-la após o prazo.

A declaração pode ser entregue pelo computador, celular ou tablet. Para o procedimento via PC, baixe o programa do IRPF no site da Receita, mas se você prefere os dispositivos móveis deve instalar o app Meu Imposto de Renda, que tem versões para Android e iOS.

Outra possibilidade é fazer a declaração online pelo e-CAC, sem precisar baixar o programa ou app. Neste caso, há a exigência de certificado digital.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.