Apple repudia 'sindicalização' de funcionários em nota vazada

1 min de leitura
Imagem de: Apple repudia 'sindicalização' de funcionários em nota vazada
Imagem: Foto: Laurenz Heymann (Unsplash)
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um memorando vazado da Apple e obtido pela Vice teria sido enviado aos funcionários de todas as Apple Stores espalhadas pelos Estados Unidos, visando "frear" o seu ímpeto de explorar opções de sindicalização.

Este polêmico episódio acontece imediatamente após os colaboradores de lojas situadas em Nova York, Atlanta, Maryland, dentre outras cidades importantes, começarem a sondar questões sindicais no meio trabalhista. O movimenta vinha crescendo bastante, alcançando cada vez mais cidades e estados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pontos polêmicos na nota da Apple

De acordo com a Vice, o memorando foi enviado aos líderes das lojas e possui uma postura agressiva contra o movimenta sindicalista, na tentativa de se expressar de forma educada com seus colaboradores.

Segundo a nota da Apple, sindicatos "mudariam fundamentalmente a forma como a Apple trabalha". A empresa menciona que as discussões entre a companhia e os colaboradores do varejo precisariam ser, caso ocorra uma mudança radical, remanejadas para as mãos de terceiros, o que inevitavelmente afetaria a capacidade dos líderes lidarem com a situação de forma direta.

Memorando da Apple traz citações controversas aos funcionários das Apple StoresMemorando da Apple traz citações controversas aos funcionários das Apple StoresFonte:  Foto: Zhang Kaiyv (Unsplash) 

Além disso, o memorando cita que a Apple tem "ouvido" os feedbacks dos seus funcionários do varejo para realizar melhorias em sua administração, e isso também não seria mais possível neste cenário, pois a sindicalização afetaria a capacidade dos líderes das lojas de, citando a nota, "ter a flexibilidade de agir no momento ou atender às necessidades exclusivas de cada pessoa, como fazem atualmente".

A parte mais polêmica indica que a sindicalização dos funcionários poderia significar "menos oportunidades" e "menos atenção ao mérito", referentes aos benefícios como aumento salarial, dias de folga, promoções e a construção de carreira na empresa. Porém, para finalizar com um tom menos agressivo, é mencionado que os funcionários podem decidir se devem apoiar ou não um movimento sindicalista na empresa.

A Apple não comentou sobre o memorando vazado, tampouco sobre os movimentos sindicalistas de seus funcionários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.