App Store e Play Store têm 1,5 milhão de 'apps abandonados'

1 min de leitura
Imagem de: App Store e Play Store têm 1,5 milhão de 'apps abandonados'
Imagem: Shutterstock

As lojas oficiais de aplicativos do iOS e do Android têm atualmente mais de 1,5 milhão de "apps abandonados”, que deixaram de receber atualização há dois anos ou mais. É o que mostra o levantamento feito pela Pixalate, referente ao primeiro trimestre de 2022, divulgado na última quinta-feira (5).

Deste total de apps desatualizados, aproximadamente 869 mil estão na Google Play Store e cerca de 650 mil pertencem à App Store, segundo a empresa responsável pela pesquisa. Em meio a eles, os jogos são a categoria mais propensa a ser esquecida pelos desenvolvedores, com 50 mil títulos sem atualização nos últimos dois anos, seguidos pelos apps educacionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, os aplicativos financeiros são os mais propensos a serem atualizados, já que 69 mil deles receberam algum upgrade nos últimos seis meses. Caminho parecido é seguido pelos apps de compras e de saúde, que igualmente recebem mais atenção dos responsáveis.

Também há muitos apps sem atualização há mais de cinco anos.Também há muitos apps sem atualização há mais de cinco anos.Fonte:  Pixalate/Divulgação 

O levantamento mostrou ainda que há alguns softwares em situação de abandono até pior nas lojas de aplicativos. Aproximadamente 314 mil apps foram atualizados pela última vez há mais de cinco anos, dos quais 184 mil na plataforma da Maçã e 130 mil na loja da gigante das buscas Google.

Riscos para a segurança

A alta quantidade de apps sem atualização há dois anos ou mais encontrados nas lojas do Android e do iOS, representando 30% dos softwares disponíveis para download atualmente, gera preocupação em relação à segurança dos usuários. Brechas nos programas desatualizados podem ser exploradas por cibercriminosos, facilitando o roubo de dados e o monitoramento do dispositivo.

Recentemente, a Apple anunciou que vai remover apps desatualizados da sua loja virtual, enquanto a Google optou por “esconder” os programas abandonados na Play Store, medida que entrará em vigor ainda este ano. De qualquer forma, vale verificar as informações sobre atualização de um app antes de baixá-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.