Google vai restringir download de apps desatualizados no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google vai restringir download de apps desatualizados no Android
Imagem: Android Developers Blog

O Google anunciou nesta quarta-feira (6) uma mudança nas políticas da loja de aplicativos para o Android que tem como objetivo proteger a base de usuários, mas que também pode resultar na remoção de uma série de jogos e ferramentas antigas da plataforma.

A novidade é uma exigência da empresa para que aplicativos integrantes da Google Play Store cumpram as exigências de API de ao menos dois anos anteriores ao último lançamento do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O conjunto de medidas começa a valer a partir de 1º de novembro de 2022. De acordo com o Google, o objetivo é fazer com que os jogos e utilitários aprimorem os próprios recursos de privacidade e segurança, o que significa melhor controlar as permissões nos dispositivos. Desse modo, o usuário não corre o risco de baixar um programa datado e possivelmente vulnerável.

Fazendo a faxina

Segundo o comunicado oficial do Google, a "vasta maioria" dos integrantes da loja virtual já cumpre esse requisito e não deve encontrar problemas para manter os downloads viáveis na loja digital.

Entretanto, algumas criações antigas ou de desenvolvedoras que encerraram há anos o suporte a serviços e apps podem sumir temporariamente ou de forma permanente da plataforma. Novos comunicados a respeito dessa política devem ser realizados quando o prazo da limpeza estiver mais próximo.

No iOS, da Apple, esse tipo de política já é aplicado há algum tempo para obrigar os desenvolvedores a adotarem as formas mais recentes de regras e bases em seus aplicativos. A diferença é que há a possibilidade de instalação por fora de programas para além da loja principal do Android, o que não ocorre no caso da rival.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.