menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Gigantes como Dell e Netflix são processadas por saírem da Rússia

Empresas interromperam contratos e serviços em andamento ao realizarem sanções contra a invasão da Ucrânia

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule10/05/2022, às 05:38

Gigantes como Dell e Netflix são processadas por saírem da RússiaFonte:

Imagem de Gigantes como Dell e Netflix são processadas por saírem da Rússia no tecmundo

Algumas das empresas de tecnologia que saíram da Rússia ou interromperam os serviços no país nos últimos meses agora estão enfrentando ações judiciais como consequência.

De acordo com o site Bleeping Computer, ao menos três grandes marcas que deixaram a Rússia como parte das sanções de repúdio à invasão da Ucrânia, ordenada pelo presidente Vladimir Putin no final de fevereiro de 2022 e em andamento até agora, foram processadas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O caso mais recente é o da Dell, que teve US$ 11 milhões apreendidos após uma decisão de uma corte de Moscou. A empresa foi processada por ter deixado o país enquanto alguns contratos supostamente já pagos estavam em andamento, deixando clientes e consumidores sem novos produtos ou serviços. Neste caso, a Dell era a representante da VMware no país, oferecendo softwares de computação na nuvem e gerenciamento de máquinas virtuais.

Mais processos

A ação contra a Apple foi oficializada no final de abril e envolve o encerramento do Apple Pay no país, sob o argumento de que a companhia parou de fornecer um benefício que originalmente constava nas peças de marketing e que era esperado pelos consumidores. 

Além disso, a saída teria desvalorizado os aparelhos na região. A mesma empresa de advocacia é a responsável pelo processo contra a Netflix, também alegando quebra de contrato. Nenhum dos dois casos foi julgado até o momento.

Como alega o Bleeping Computer, já que as sanções são relativamente inéditas e foram feitas de forma imediata, esse é um cenário novo para a lei e muitas consequências ainda não foram avaliadas direito por nenhuma das partes envolvidas. Por isso, os resultados são considerados imprevisíveis.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.