Nvidia é multada por esconder venda de GPUs para criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia é multada por esconder venda de GPUs para criptomoedas
Imagem: Nvidia

A fabricante Nvidia foi condenada por um órgão regulador do mercado dos Estados Unidos a pagar uma multa de US$ 5,5 milhões — cerca de R$ 28 milhões em conversão direta de moeda — por omitir informações em um antigo relatório financeiro da marca.

A denúncia da Securities and Exchange Commission (SEC) é de que a empresa teria enganado investidores ao apontar, em 2018, um aumento repentino de receita gerada pela venda de placas de vídeo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema? Não estava especificado no documento o quanto isso estava relacionado ao mercado de criptomoedas, que explodiu no período e dependia das GPUs para a mineração de Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais.

Oferta e demanda

O aumento teria começado ainda em 2017 e gerou várias consequências nos anos seguintes para a fabricante, desde a redução do desempenho de placas para essas atividades até uma escassez de GPUs para comercialização, passando pelo lançamento de linhas mais focadas em mineração para que jogadores e profissionais do audiovisual que também dependem desse tipo de peça não fossem prejudicados.

Em especial na China, funcionários estariam cientes de que boa parte das GPUs antes destinada para gamers estavam indo para mineradores.

A linha RTX 3080 foi uma das favoritas dos mineradores por algum tempo.A linha RTX 3080 foi uma das favoritas dos mineradores por algum tempo.Fonte:  NVIDIA 

Em empresas com capital aberto em bolsas de valores, é necessário que haja uma explicação para eventuais aumentos nesses números e qual setor foi o mais responsável pelos ganhos — em especial se eles envolvem uma tecnologia ainda relativamente jovem e instável, como é o caso das criptomoedas. Investidores podem ser levados a comprar mais ações ao ver o aumento do desempenho, por exemplo, sem saber se a origem da renda veio de games ou não.

Em resposta, a Nvidia ainda se declara inocente das acusações, mas entrou em um acordo com a SEC para encerrar o processo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.