Nvidia diminui poder de mineração das RTX 3080, 3070 e 3060 Ti

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia diminui poder de mineração das RTX 3080, 3070 e 3060 Ti
Imagem: Nvidia

A Nvidia anunciou que reduziu pela metade o poder de mineração de Ethereum das novas placas de vídeo RTX 30. A mudança já havia aparecido em documentos da companhia e afeta os modelos RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti.

De acordo com a companhia, os produtos que possuem o poder de mineração reduzido serão identificados como "Lite Hash Rate", ou LHR. Para garantir transparência aos consumidores, a Nvidia exibirá a marcação na listagem dos produtos em lojas e também na caixa das placas de vídeo.

Placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3080.Placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3080.Fonte:  Nvidia 

A empresa não forneceu detalhes de como o bloqueio de mineração funcionará, mas disse que a novidade só será aplicada em placas de vídeo lançadas a partir deste mês. Segundo uma publicação realizada anteriormente pela companhia, o limite de potência deve ser implementado via driver, assim como ocorreu no lançamento da RTX 3060.

Foco nos gamers

Segundo a empresa, o lançamento das placas de vídeo LHR é mais um esforço para levar as GPUs GeForce para os jogadores de PC. Com a popularização do Bitcoin e outras criptomoedas, os produtos acabaram ganhando a atenção dos mineradores e saindo de estoque rapidamente.

Para piorar a situação, as placas de vídeo foram altamente afetadas pela crise dos chips. Com isso, o número de produtos disponíveis no mercado foi bastante reduzido e os preços das GPUs subiram consideravelmente durante os últimos meses.

O bloqueio da Nvidia é uma tentativa válida de controlar o mercado, mas é importante lembrar que a última tentativa da empresa de reduzir o hashrate da RTX 3060 não surtiu frutos. Programadores chineses conseguiram violar a proteção da GPU, o que colocou o produto na mira dos mineradores novamente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.