Prefeitura do Rio receberá o IPTU em criptomoedas em 2023

1 min de leitura
Imagem de: Prefeitura do Rio receberá o IPTU em criptomoedas em 2023
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

A Cidade Maravilhosa pretende se tornar a capital nacional das criptomoedas. Pelo menos no que depender da Prefeitura do Rio, que anunciou, na sexta-feira (25) que os cariocas residentes na cidade poderão pagar o IPTU do ano vem com moedas virtuais. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o objetivo da medida é “deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado”.

O empreendimento, que coloca a cidade do Rio de Janeiro como pioneira no recebimento de tributos através de criptoativos, foi apresentado durante o evento “Criptoatividade Carioca”, realizado na Firjan e organizado pelas secretarias municipais de Fazenda e Planejamento, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Conforme os titulares das duas secretarias, o município pretende formalizar esse tipo de operação mediante contratação de empresas especializadas no assunto que estejam dispostas em bancar a conversão dos ativos criptos em reais. A ideia é que a prefeitura receba 100% do valor dos impostos arrecadados em moeda corrente, e ofereça mais uma forma de pagamento aos contribuintes cariocas.

Como o Rio pretende estimular o mercado cripto?

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação.Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação.Fonte:  Prefeitura do Rio de Janeiro 

Na apresentação do relatório CriptoRio, elaborado por um grupo de trabalho criado para propor ações para alavancar o mercado cripto na cidade, o secretário da Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho, afirmou que o pagamento de tributos é o primeiro passo para estimular a circulação das criptomoedas. Mas, futuramente, isso poderá ser ampliado para outros serviços como as corridas de táxi, por exemplo.

Para Carvalho, o plano de expansão de ativos digitais no Rio não ficará limitada às criptomoedas, mas abrangerá também ativos não fungíveis, como os NFTs, que poderiam ser lançados com finalidades específicas, como estimular as artes, a cultura e o turismo na Cidade Maravilhosa. Nesse sentido, foi anunciada a realização de uma audiência pública para o recebimento de sugestões da sociedade civil.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.