Criptomoedas: saiba como declarar bitcoins no IR 2022

3 min de leitura
Imagem de: Criptomoedas: saiba como declarar bitcoins no IR 2022
Imagem: Shutterstock

A declaração do Imposto de Renda 2022 irá ocorrer entre os dias 7 de março e 29 de abril e neste ano traz, mudanças significativas para as criptomoedas e bitcoins em relação aos anos anteriores.

Com o intuito de que você fique por dentro do tema e saiba como realizar a declaração dos criptoativos  - que podem ser comprados e vendidos em plataformas como a Bitso - de forma correta, preparamos uma matéria completa a respeito do assunto. Confira logo abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criptomoedas: quais as mudanças anunciadas pela Receita Federal?

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Entre as principais mudanças anunciadas pela Receita Federal, está a criação de um grupo próprio para a declaração das moedas digitais na hora de preencher o formulário. Denominado "Criptoativos", ele irá permitir que o declarante selecione a moeda utilizada e informe os rendimentos referentes ao ano de 2021.

Para isso, é preciso se atentar aos códigos atribuídos pela Receita a cada uma das criptomoedas, uma vez que é através dele que o sistema irá identificá-las. São eles:

  • Bitcoin: 81
  • Altcoins: 82
  • Stablecoins: 83
  • NFTs: 88
  • Tokens: 89

Outra mudança anunciada pelo órgão federal é a, relação ao valor mínimo para a declaração. Agora, todos os brasileiros que possuírem um saldo acima de R$ 5.000 nas moedas digitais devem fazer o informe no imposto de renda.

Além disso, para aqueles cujas operações mensais na moeda ficaram acima dos R$ 35.000 durante 2021, como durante a venda dos ativos, a Receita fará a tributação de acordo com o ganho de capital informado.

Como ocorreu nos últimos anos, após a declaração será preciso emitir a DARF e realizar o pagamento do boleto até a data do vencimento em qualquer banco ou lotérica.

É importante lembrar que a não declaração por parte daqueles que estiverem dentro das alíquotas previstas pela Receita Federal pode resultar em medidas punitivas, como multas e crime tributário.

Declaração de bitcoins no IR 2022: veja o passo a passo

1. Acesse o sistema da Receita Federal

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

A declaração do Imposto de Renda pode ser realizada pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Na primeira opção, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) clicando aqui. Já para aqueles que optarem por fazer a declaração pelo mobile, basta realizar o download do app Meu Imposto de Renda na loja da Google ou da Apple.

2. Entre na plataforma escolhida

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Após acessar o site ou baixar o aplicativo, é preciso inserir os seus dados para entrar na plataforma. Caso você já tenha realizado a declaração nos últimos anos, é possível utilizar os mesmos dados de login. No entanto, caso seja a primeira vez, basta entrar com a conta gov.br ou clicar em "Saiba como gerar o código de acesso".

Importante lembrar que neste ano a Receita Federal facilitou o preenchimento das informações ao disponibilizar também o modelo de declaração pré-preenchida, que utiliza as informações do ano anterior para preencher informações padrões.

3. Entre na categoria 'Bens e Direitos' (Declaração de compra)

(Imposto de Renda e Restituição/Reprodução)(Imposto de Renda e Restituição/Reprodução)Fonte:  Imposto de Renda e Restituição 

Para declarar criptomoedas é preciso clicar na aba "Bens e Direitos". Logo ao abri-la, será possível identificar o campo "Código do bem" para inserir o número correspondente a moeda utilizada. Automaticamente, o software fará a busca pelo sistema, sendo preciso que o usuário clique sobre o nome da moeda quando ele surgir na tela.

Já no campo "Discriminação" deve ser inseridos os dados do momento da compra, como o valor, data e local. Logo depois, basta continuar preenchendo o formulário em relação a outros ganhos e bens do último ano para finalizar a sua declaração.

4. Entre na categoria Ganhos de Capital – Direitos/Bens Móveis (Declaração de venda)

(Imposto de Renda e Restituição/Reprodução)(Imposto de Renda e Restituição/Reprodução)Fonte:  Imposto de Renda e Restituição 

Se você vendeu parte das suas moedas digitais no último ano, também é preciso incluir a informação em seu Imposto de Renda. Todavia, é necessário realizar o download do programa GCAP para preencher informações por lá e apenas importar o documento para o portal de declaração. O software pode ser baixado a partir deste link.

Uma vez que você o baixou e preencheu as informações sobre a venda e os ganhos mensais das moedas, exporte a tabela para alguma pasta do seu computador. Depois, volte para o formulário de declaração e clique na aba "Ganhos de Capital". Selecione "Direitos/Bens Móveis" e pressione o mouse sobre "Importar" para escolher o arquivo do GCAP salvo.

Automaticamente, o sistema irá processar os dados e incluir os bens na declaração.

5. Baixe a DARF e faça o pagamento

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Ao finalizar sua declaração, confira se todos os dados estão corretos e finalize o procedimento para a geração da sua DARF. É importante lembrar de realizar o pagamento até a data do vencimento para não ter que arcar com custos de juros e multas.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre diversos temas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.