Reclame Aqui irá mediar conflitos entre consumidores e empresas

1 min de leitura
Imagem de: Reclame Aqui irá mediar conflitos entre consumidores e empresas
Imagem: Shutterstock

O site Reclame Aqui, canal independente que se notabilizou por divulgar gratuitamente reclamações de consumidores, anunciou na terça-feira (15) um novo serviço em parceria com a empresa Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (Cames): uma plataforma de mediação de conflitos entre consumidores e empresas.

Batizado de Leegol, o mecanismo possibilita que as marcas que não conseguiram solucionar suas pendências com clientes registradas no Reclame Aqui (20% ficam sem solução) busquem um acordo online, sob a condução de um mediador profissional. “A mediação cria a oportunidade de as empresas resgatarem a credibilidade com os consumidores, o que não acontece na Justiça", diz a diretora de operações do Reclame Aqui, Patricia Cansi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Cames Brasil/Reprodução.Fonte: Cames Brasil/Reprodução.Fonte:  Cames Brasil 

Como irá funcionar a mediação através do Leegol?

Nesse primeiro momento, somente as empresas poderão buscar consumidores através da ferramenta, mas estes também poderão, futuramente, tomar a iniciativa das negociações. A ideia é que os serviços de mediação, que são pagos pelas empresas e gratuitos para os clientes, evitem que os conflitos cheguem à Justiça onde os processos "são muitas vezes caros e lentos", diz o site do Leegol.

Dessa forma, daquela parcela dos 800 mil consumidores que buscam mensalmente o Reclame Aqui, as empresas poderão buscar a mediação com os que avaliam suas queixas como não solucionadas. Naturalmente, os consumidores poderão aceitar ou não esses convites e, caso os recusem, a plataforma irá gerar um termo de recusa, que se transforma em prova de que a empresa buscou uma solução.

Se a chamada à negociação for aceita pelo consumidor, os vendedores e prestadores de serviço poderão negociar com diferentes clientes ao mesmo tempo dentro da plataforma, através de bate-papos online que não necessitam ser necessariamente em tempo real. Ou seja, não há necessidade de agendar horários nem locais, e nem mesmo de encontros frente a frente entre as partes envolvidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.