Imposto de Renda: saiba os 6 golpes mais comuns e como se proteger

3 min de leitura
Imagem de: Imposto de Renda: saiba os 6 golpes mais comuns e como se proteger
Imagem: Getty Images

Estamos em período de declaração de Imposto de Renda em 2024. Porém, o tema sempre acaba gerando dúvidas em algumas pessoas, e é exatamente nesse momento que alguns golpistas podem entrar em ação – especialmente para tentar algum tipo de ataque.

Caso esteja prestes a fazer o seu IRPF, confira abaixo alguns dos golpes que rondam o período do Imposto de Renda e fique atento para não se tornar mais uma vítima! Acompanhe!

1. Phishing

O phishing é uma modalidade de golpe comum que dá também dá as caras no período de declaração do Imposto de Renda. (Fonte: Getty Images/Reprodução)O phishing é uma modalidade de golpe comum que dá também dá as caras no período de declaração do Imposto de Renda. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O phishing é uma das estratégias mais perigosas em diversos segmentos, e também dá as caras na lista de golpes do Imposto de Renda.

Nessa modalidade, criminosos enviam e-mails ou mensagens de texto fraudulentas se passando por funcionários da Receita Federal, solicitando informações pessoais. A alegação, na maior parte das vezes, é: atualização de dados cadastrais.

Porém, nos últimos tempos esse tipo de golpe tem aparecido em outra vertente, a da restituição do IRPF. As abordagens mais comuns incluem mensagens por e-mail, SMS e até mesmo WhatsApp. Assim, é preciso atenção redobrada para não cair na armadilha.

2. Falsificação de declarações de Imposto de Renda

Esse é um tipo de ameaça comum para pessoas que acabam contratando o serviço de terceiros para fazer a sua declaração do IRPF. Neste caso, golpistas podem criar declarações de imposto de renda falsas usando informações de terceiros, na tentativa de obter reembolsos indevidos.

Eles podem utilizar documentos roubados ou falsificados para comprovar renda e deduções falsas. Dessa forma, é preciso ficar atento para garantir que os seus dados não acabem caindo na mão de criminosos do gênero.

3. Preparadores de impostos falsos

Ao declarar seu Imposto de Renda com terceiros, busque sempre profissionais qualificados e com indicações para evitar cair em golpes. (Fonte: Getty Images/Reproudção)Ao declarar seu Imposto de Renda com terceiros, busque sempre profissionais qualificados e com indicações para evitar cair em golpes. (Fonte: Getty Images/Reproudção)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Eis aqui mais um tipo de golpe que pode pegar as pessoas de surpresa. Profissionais desonestos podem enganar os contribuintes, prometendo deduções ilegais ou inflando despesas para aumentar os reembolsos.

Porém, todo cuidado é pouco: além dessas soluções milagrosas serem arriscadas, os golpistas podem até mesmo reter parte do reembolso sem o seu conhecimento.

4. Fraude de Declaração Simples

Aqui, os golpistas podem apresentar declarações do tipo "Simples" com informações falsas ou omitindo rendimentos. Isso é feito na esperança de evitar o pagamento de impostos devidos ou obter reembolsos indevidos.

Tal como já foi mencionado anteriormente, é preciso cuidado para não cair na malha fina do Imposto de Renda. Afinal, pessoas que se enquadram nesse tipo de processo, podem ter dores de cabeça para realizar ações simples do dia a dia.

5. Golpe da malha fina

Por falar em malha fina, eis aqui mais um golpe em que é preciso ficar atento. Nele, os criminosos enviam mensagens dizendo que a declaração foi retida, solicitando que o contribuinte regularize as informações.

Por se tratar de uma notificação que geralmente traz arquivos anexos, o perigo está exatamente em clicar neles. Ao fazer isso, seu dispositivo pode abrir um documento infectado, comprometendo a sua segurança e a dos seus dados.

6. Esquemas de investimento fraudulentos

Sempre fuja de propostas milagrosas que oferecem grandes ganhos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Sempre fuja de propostas milagrosas que oferecem grandes ganhos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Alguns golpistas podem apresentar esquemas de investimento relacionados a impostos com promessas de retornos garantidos e altos, visando enganar os contribuintes.

Porém, há chances desses esquemas não serem registrados ou legítimos, resultando na perda de dinheiro dos investidores.

Como se proteger contra os golpes do Imposto de Renda?

Agora que você já sabe quais são as principais ameaças nesse período de declaração do Imposto de Renda, veja o que fazer para se proteger deles:

  • Ao receber uma mensagem, sempre verifique o remetente. Por padrão, a Receita Federal não envia mensagens contendo links para confirmação de dados ou acesso;
  • Caso precise atualizar qualquer informação no seu IRPF, faça isso diretamente no portal de declaração do Imposto de Renda;
  • Se for preciso baixar algum aplicativo em seu smartphone ou computador, faça isso somente na loja de aplicativos ou em sites oficiais. Dessa forma, você evita instalar algo de fonte desconhecida e comprometer seus dados;
  • Sempre desconfie de mensagens por SMS ou WhatsApp dizendo que você possui pendências com a Receita Federal. Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem a evitar os principais golpes do Imposto de Renda. Compartilhe o conteúdo com seus conhecidos, e aproveite para ler sobre como declarar ganhos de apostas esportivas no IRPF. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.