Apple: veja e-mail do CEO Tim Cook sobre crise na Ucrânia

2 min de leitura
Imagem de: Apple: veja e-mail do CEO Tim Cook sobre crise na Ucrânia
Imagem: Tim Cook/Twitter
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O CEO da Apple, Tim Cook, enviou um e-mail interno aos colaboradores e executivos da Apple para comentar a atual situação da Ucrânia, que está em conflito com a Rússia há uma semana desde que o país foi invadido a mando de Vladimir Putin.

Na mensagem, além de prestar solidariedade ao povo afetado, o executivo comenta as medidas tomadas pela empresa. Elas envolvem ações como a remoção de canais de notícia do governo russo da App Store e a remoção das atualizações em tempo real do tráfego em ruas ucranianas no Apple Maps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, a Maçã vai dobrar o valor de doações feitas por funcionários, cobrindo o extra pelas contas da própria empresa. Confira, abaixo, o e-mail completo de Tim Cook enviado aos funcionários da Apple.

O e-mail de Tim Cook

"Eu gostaria de usar um momento para falar sobre a crise em andamento na Ucrânia. Sei que falo por todos na Apple em expressar nossa preocupação por todos aqueles afetados pela violência. Com cada nova imagem de famílias deixando suas casas e bravos cidadãos lutando por suas vidas, vemos como é importante para as pessoas ao redor do mundo se juntarem para avançar na causa da paz.

A Apple está doando para esforços humanitários e garantindo auxílio para essa nova crise de refugiados. Também trabalhamos com parceiros para ajudar no que pudermos. Sei que muitos de vocês estão ansiosos para saber como ajudar também e vamos amplificar o impacto das doações.

Uma Apple Store em Moscou.Uma Apple Store em Moscou.Fonte:  A.Savin/Wikimedia Commons 

(...) Estamos trabalhando com nossas equipes na Ucrânia e região. Lá, estamos em contato com todos os funcionários, ajudando eles e suas famílias como pudermos. Para os membros ucranianos da equipe fora do país e que precisam de ajuda, contatem o nosso email. E qualquer colaborador que precisar de apoio pode visitar a página de Pessoas com os recursos disponíveis".

Sanções e despedida

"Como uma companhia, estamos tomando ações adicionais também. Nós pausamos todas as vendas de produtos na Rússia. Na última semana, paramos exportações em nossos canais de venda no país. O Apple Pay e outros serviços foram limitados. O RT News e o Sputnik News não estão mais disponíveis para download na App Store fora da Rússia. E nós desabilitamos o trânsito e o ato de reportar incidentes no Apple Maps da Ucrânia como uma medida de precaução para cidadãos ucranianos.

Vamos continuar a avaliar a situação e estamos em comunicação com governos relevantes sobre as ações que tomamos. Esse momento pede unidade, pede coragem e nos lembra que nunca devemos perder de vista a humanidade que todos nós compartilhamos.

Nesses tempos difíceis, eu me conforto ao saber que estamos unidos em nosso compromisso uns com os outros, aos nossos usuários e em ser uma força para o bem no mundo".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.