Nokia é obrigada a suspender vendas de celulares na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Nokia é obrigada a suspender vendas de celulares na Europa
Imagem: Nokia/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Comprar um celular da Nokia pode ser uma tarefa complicada para quem mora na Europa. Em vários países da região, entre os quais a Alemanha e a Suíça, a maior parte dos telefones da marca finlandesa aparece como esgotada na loja online da companhia, conforme relata o Android Authority nesta sexta-feira (25).

A causa do sumiço dos smartphones está relacionada a uma disputa por patentes entre a HMD Global, atual proprietária da Nokia, e a VoiceAgeEVS. Com o processo em andamento, a tradicional fabricante de celulares foi proibida de comercializar seus produtos em determinados mercados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O imbróglio se deve à tecnologia Enhanced Voice Services (EVS), baseada no padrão Voice Over LTE (VoLTE), que permite a transferência de dados de voz por meio das conexões 4G. Segundo a empresa que licencia patentes, a codificação de áudio é utilizada pela HMD Global sem autorização.

A decisão de suspensão das vendas foi da justiça alemã.A decisão de suspensão das vendas foi da justiça alemã.Fonte:  Shutterstock 

Por conta disso, a VoiceAgeEVS solicitou às autoridades que proíbam a venda dos telefones da Nokia enquanto o problema não é resolvido. O pedido foi feito em dezembro, mas o tribunal da Alemanha só respondeu recentemente, acatando a demanda.

Recorrendo da decisão

Em nota, a marca finlandesa afirma ter sido processada “em várias jurisdições” pela empresa que licencia a patente do EVS, ou seja, novas proibições de vendas em mais países podem surgir em breve. Por conta disso, a companhia não informou até quando a suspensão seguirá.

A Nokia também disse que está “desapontada com a conclusão do processo na Alemanha”. O comunicado foi encerrado com a empresa se defendendo da acusação, garantindo que nenhum dos aparelhos comercializados no mercado alemão utiliza a tecnologia.

O Nokia G21 não foi afetado pela proibição.O Nokia G21 não foi afetado pela proibição.Fonte:  Nokia/Divulgação 

Vale lembrar que outras fabricantes já foram alvo da mesma firma que agora processa a HMD Global, entre as quais Apple, Lenovo e TCL, por motivo semelhante. Nessas ocorrências, as gigantes do setor acabaram entrando em acordo com a VoiceAgeEVS fora do tribunal.

Enquanto a disputa segue na justiça alemã, apenas os recém-lançados Nokia G21 e Nokia G11 estão disponíveis nos mercados afetados, que incluem a Espanha, a Itália, a França e até a Finlândia. Os demais modelos são listados como esgotados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.