Novo ministro do TSE não descarta punir Telegram por fake news

1 min de leitura
Imagem de: Novo ministro do TSE não descarta punir Telegram por fake news
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O recém-empossado novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, confirmou que a instituição pode punir aplicativos de mensagens que "permitam a disseminação de desinformação contra candidatos ou contra o próprio processo eleitoral".

A ideia é que regras sejam estabelecidas pelo próprio TSE (com base em leis já existentes) ou pelo Congresso Nacional (aprovando um novo projeto) antes das eleições de 2022, marcadas para outubro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o ministro, essa imposição de limites seria o último recurso jurídico, mas ele não é descartado caso outras ações não tenham efeito ou resposta — incluindo recursos lançados pelas próprias plataformas ou ações conjuntas entre empresa e governo.

O app da moda

Apesar de não ser citado nominalmente por Fachin, o principal alvo do TSE é o Telegram. Mensageiro que mais cresceu em uso no Brasil entre 2019 e 2022, o aplicativo até tem um representante no Brasil, mas até agora ignorou todas as tentativas de comunicação por parte do tribunal e também do Ministério Público Federal (MPF).

O presidente anterior do TSE, Luís Roberto Barroso, sugeriu que o Telegram poderia ser até banido ou suspenso durante o período eleitoral caso não colaborasse com o combate à desinformação na plataforma. Discussões similares também já ocorrem na Alemanha.

Além de pouco fazer para combater notícias falsas de teor político, o Telegram é acusado de hospedar grupos e perfis usados para venda de dados financeiros roubados, conteúdos antivacina e até pornografia infantil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.