Telegram é mensageiro que mais cresce em uso no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Telegram é mensageiro que mais cresce em uso no Brasil
Imagem: Pixabay

O Telegram foi a plataforma de comunicação que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Essa é uma das conclusões do estudo Mensageria no Brasil Fevereiro de 2022, uma pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Segundo o relatório, 60% da população brasileira com smartphones tem o aplicativo instalado. Isso significa um salto bastante considerável em relação aos 13% que ele apresentou em janeiro de 2019 ou até em 2020, quando já havia dobrado esse número.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O ranking de apps com função de mensagem.O ranking de apps com função de mensagem.Fonte:  Mobiletime 

O Telegram é usado preferencialmente por homens (63% das instalações), de pessoas das classes A ou B (70% do público) e, em sua maioria, por pessoas entre 16 e 50 anos. Por outro lado, muitas pessoas não adquiriram o hábito de utilizá-lo como mensageiro frequente: da base, 25% dos entrevistados abrem o app todos os dias.

Concorrência

Apesar da alta, o Telegram ainda está atrás de outros aplicativos que contêm um chat ou são mensageiros, como o Instagram (82% da população), Facebook Messenger (71%) e o líder absoluto WhatsApp (99%). Também levado em consideração na pesquisa, o Signal aparece estável com os mesmos 12% do ano passado.

De acordo com a pesquisa, o que tem atraído novos usuários ao Telegram é o recurso de canais (67% de respostas positivas) com atualizações frequentes e temas variados, de promoções a conteúdos políticos. Anteriormente, o principal uso do mensageiro era servir como alternativa em momentos de instabilidade ou até bloqueio do principal rival.

O relatório completo é gratuito e pode ser baixado neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.