4 ideias de mapas conceituais para inspirar e começar a usar

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 4 ideias de mapas conceituais para inspirar e começar a usar
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O mapa conceitual é uma ferramenta muito usada na educação para explicar conceitos complexos, conectando informações com linhas, formas geométricas e imagens, transformando aquela informação textual “chata” em um conteúdo visual incrível e divertido.

Geralmente eles são usados na educação porque consiste em um formato diferente de aprendizado para os alunos, mas também tem sua aplicação em empresas que visam tornar algum conteúdo informativo mais interessante para os seus colaboradores ou clientes.

Um ponto importante antes de começar a desenhar seu mapa é escolher qual meio será usado para criá-lo. A Miro é uma opção de ferramenta para criar mapas conceituais gratuita, superintuitiva e fácil de usar. Ela funciona como uma lousa digital infinita, que você pode usar online e convidar os colegas para colaborar na ferramenta em tempo real, vale a pena checar os exemplos e já começar a testar.

Agora que a informação está fresca em sua mente, vamos ver algumas ideias e exemplos de como usar mapas conceituais para inspirar e começar a aplicar hoje mesmo.

Ideias e exemplos de mapas conceituais

1. Mapas conceituais para fazer brainstorming

Um dos usos mais comuns para criar mapas conceituais é fazendo um brainstorming sobre algum tópico que precisa ser debatido na empresa, no colégio ou na faculdade.

É possível, por exemplo, usá-lo para mapear ou ter ideias para as campanhas de marketing e vendas do próximo ano. Da mesma forma, pode ser usado para destrinchar todas as etapas de uma campanha, como será realizada, quem são os responsáveis etc.

No campo estudantil, um exemplo seria entender a sequência de fatos da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

miro

2. Criar um organograma da área ou da empresa

Conforme as empresas vão crescendo, vai se tornando mais difícil entender quem são as pessoas responsáveis por cada área, a quem devemos reportar e qual o nível hierárquico de cada um. Por isso, criar um organograma é um exemplo de mapa conceitual que deixa visualmente fácil de entender a posição de todos na empresa.

miro

3. Planejar uma reunião

Os mapas conceituais podem ser excelentes aliados na hora de planejar uma reunião online ou presencial importante. Usando uma ferramenta como a Miro, você pode começar esboçando as ideias, depois escolher as pautas prioritárias, quanto tempo cada uma vai levar, quem vai falar em cada tópico e pronto: sua reunião está mais organizada que nunca.

miro

4. Aprender um novo assunto

Claro, ele pode ser usado também para aprender um novo assunto (voltando à sua função inicial) seja nos estudos, seja no meio corporativo. Por exemplo, sua área de marketing pode querer estudar o funcionamento do metaverso e como ele pode ser aplicado no relacionamento entre empresa e clientes. Criar um mapa conceitual em um quadro branco como o da Miro pode ser uma excelente ideia para compilar informações de outros sites, links, imagens, adicionando post-it, e evoluindo o aprendizado em um único quadro colaborativo com todos os seus colegas de equipe.

miro

Já no meio da educação, a ferramenta também é muito usada para descrever conceitos e deixar a informação mais visual. Abaixo, temos um modelo de um professor de inglês que usou o quadro para ensinar locais e meios de transportes.

miro

Esses foram os quatro exemplos de como usar o mapa conceitual para gerar mais ideias, organizar a empresa, estudar um novo assunto ou criar processos mais claros. A verdade é que depois que você aprende a lógica por trás de criar um mapa conceitual, é possível criar um para qualquer momento que precise destrinchar uma ideia ou elaborar melhor um plano.

Quer ver mais inspirações de diagramas e organizações visuais que podem ser feitas neste quadro branco online? Aqui você encontra diversos modelos e templates prontos (em inglês) para uso da Miro de mapas conceituais, mapas mentais e outras metodologias que ajudam seu time a colaborar mais fácil online.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.