Falta de chips afeta até mercado de toners para impressoras

1 min de leitura
Imagem de: Falta de chips afeta até mercado de toners para impressoras
Imagem: Canon

Devido a crise de semicondutores, a Canon se viu forçada a parar de incluir chips de validação de autenticidade em seus toners originais. Isso levou diversos modelos de impressoras a identificarem cartuchos legítimos como sendo falsificados.

O discurso oficial para a utilização de cartuchos originais é que produtos falsificados ou reciclados podem danificar a impressora. Isso até é verdade e pode inclusive violar os termos do usuário, mas a prática também serve para garantir que as fabricantes vendam seus toners originais, discutivelmente principal fonte de receita do segmento de impressoras e multifuncionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cartucho original não é reconhecido sem chip instaladoCartucho original não é reconhecido sem chip instaladoFonte:  Canon 

Entretanto, com a escassez de semicondutores de maneira geral, a Canon optou por fabricar cartuchos sem esses chips, levando diversos usuários a receberem mensagens de erro identificando esses produtos como falsificados.

Após usuários começarem a entrar em contato com o suporte da Canon, a empresa emitiu uma nota oficial afirmando estar enfrentando dificuldades para fabricar toners com chips para suas linhas de impressora. A empresa também ofereceu uma solução para o problema.

Solução é temporária

A página com lista de modelos afetados e tutorial explicando como continuar a utilizar a impressora com os cartuchos sem chips está em alemão, no site da empresa. A sugestão é que o usuário abra o link no navegador de sua escolha e utilize o sistema de tradução automática para guiar o processo.

Chip serve também para calcular total de páginas que podem ser impressasChip serve também para calcular total de páginas que podem ser impressasFonte:  Canon 

Além disso, a Canon alertou que funções específicas que dependem exclusivamente desses chips estarão inativas, como identificação do nível de tinta, calculo do total de páginas que podem ser impressas, entre outras ferramentas.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.