99 lança serviço de mototáxi mais barato do que viagens de carro

1 min de leitura
Imagem de: 99 lança serviço de mototáxi mais barato do que viagens de carro
Imagem: Shutterstock/Reprodução

Um serviço de "mototáxi" foi lançado pela 99 nessa quinta-feira (6) e estará disponível a partir do dia 11 de janeiro, com os mesmos recursos de segurança para as viagens realizadas com carros. A novidade foi batizada de 99Moto e está presente em nove cidades brasileiras, inicialmente, mas será ampliada para outros locais em 2022.

Os passageiros pagarão até 30% menos para andar nas motocicletas em comparação com o preço cobrado pelos automóveis. A plataforma de mobilidade urbana afirma que o novo serviço foi elaborado a partir do cenário de crise econômica, altas no preço dos combustíveis e aceleração da inflação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Algumas motocicletas chegam a andar até 50km com um litro de gasolina, por exemplo. Além disso, o veículo tem sido uma solução bastante popular para os brasileiros, pois permite deslocamentos mais rápidos e chega a áreas urbanas com menos estrutura. Com o 99Moto, o app visa ampliar a sua base de parceiros e clientes, fortalecendo a atuação em novas regiões geográficas.

Como funcionará o 99Moto

Maioria das cidades inicialmente atendidas ficam no Nordeste. (Fonte: STrans-PMT/Reprodução)Maioria das cidades inicialmente atendidas ficam no Nordeste. (Fonte: STrans-PMT/Reprodução)Fonte:  STrans-PMT/Reprodução 

O 99Moto poderá ser acionado pelo app da 99 da mesma forma que a solicitação de corridas com automóveis. As primeiras cidades a serem atendidas serão Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Sorocaba (SP), Sobral (CE) e Teresina (PI).

O veículo exige regras específicas, como o uso de capacetes. Durante a pandemia, a recomendação da 99 é que o passageiro use o seu próprio equipamento para evitar contaminações por covid-19. Assim como nos automóveis, o uso de máscara é obrigatório.

Os passageiros devem ser maiores de 18 anos e contam com monitoramento em tempo real via GPS, gravação de áudio, compartilhamento de rotas e um botão de emergência que liga diretamente para a polícia.

Como se tornar motociclista parceiro do 99Moto

Cada município pode ter regras próprias quanto a atividade de mototaxista. (Fonte: Semob-PMS/Reprodução)Cada município pode ter regras próprias quanto a atividade de mototaxista. (Fonte: Semob-PMS/Reprodução)Fonte:  Semob-PMS/Reprodução 

A 99 pede que os motociclistas parceiros tenham 19 anos de idade ou mais, sejam portadores de carteira de habilitação nacional (CNH) definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR) e atendam os requisitos da legislação de cada município sobre trabalho de mototáxi.

Para trabalhar na plataforma, os parceiros precisam tocar no botão “Quero ser motorista”, no app da 99. Os entregadores do 99Food também podem baixar o app para motoristas parceiros e começar a oferecer viagens via 99Moto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.