Brasil terá nova Carteira de Habilitação em 2022; veja modelo

1 min de leitura
Imagem de: Brasil terá nova Carteira de Habilitação em 2022; veja modelo
Imagem: Contran

Na última quinta-feira (23), o Diário Oficial da União publicou o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que passará a ser utilizada no Brasil a partir do dia 1º de junho de 2022. Instituído pela resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo começará a ser implantado à medida em que ocorram solicitações de emissão, renovação e pedidos de segunda via, ou seja, não há necessidade de troca imediata do documento.

Emitida predominantemente nas cores verde e amarelo, a nova CNH poderá ser expedida em meio físico, digital ou ambos, conforme o desejo do condutor. O modelo exibe uma tabela para identificar que tipo de veículo o motorista está apto a conduzir. Na primeira coluna, ficará a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o detentor da carteira está apto a dirigi-lo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mais detalhes da nova CNH

Quadro da nova CNH mostrará os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. (Fonte: Contran/Divulgação.)Quadro da nova CNH mostrará os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir. (Fonte: Contran/Divulgação.)Fonte:  Contran 

A nova CNH trará expressa a informação se o condutor utiliza o documento para o exercício de atividade remunerada e incluirá um campo para mostrar eventuais restrições médicas. Outra novidade será a inclusão da letra "D", para indicar que o portador da carteira tem uma CNH definitiva ou uma letra "P", indicando que o motorista é recém-habilitado e tem apenas permissão para dirigir.

Quanto ao QR Code, recurso já disponível em todas as carteiras de motorista emitidas a partir de 2017, o padrão será mantido. O código presente na nova CNH irá armazenar todas as informações do documento, até mesmo a foto de condutor, excluindo apenas os elementos da assinatura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.