Pix é aprovado por 85% dos brasileiros, indica pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Pix é aprovado por 85% dos brasileiros, indica pesquisa
Imagem: Banco Central/Divulgação

Lançado em 2020, o Pix já é aprovado por 85% dos brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na última terça-feira (28). A taxa de aprovação aumentou 9 pontos em 12 meses.

O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) a pedido da Febraban, mostra ainda que a aprovação do sistema de pagamentos instantâneos é maior entre os jovens. O índice chega a 99% nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos e a 96% na faixa de 25 a 44 anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já entre os brasileiros com 60 anos ou mais, a aceitação é menor, mas ainda assim alta, como afirma a entidade, ficando em 65%. Esta faixa etária também tem um índice de desaprovação ao serviço considerável, com 22% dos entrevistados discordando do seu funcionamento.

Pesquisa mostra o nível de aceitação em relação ao sistema de pagamentos instantâneos.Pesquisa mostra o nível de aceitação em relação ao sistema de pagamentos instantâneos.Fonte:  Radar FEBRABAN/Reprodução 

Em relação à escolaridade, a aprovação do Pix é de 90% entre os que têm ensino médio e de 92% no público com ensino superior, entusiasmo mostrado também por quem tem renda superior a cinco salários mínimos (90%). O sistema lançado pelo Banco Central em novembro de 2020 é utilizado atualmente por 71% dos brasileiros.

Bancos ou fintechs?

A pesquisa Radar Febraban 2021 mostrou ainda que os brasileiros confiam mais no Pix oferecido pelos bancos tradicionais do que no disponibilizado pelas fintechs (32% a 18%). Neste quesito, os entrevistados de 18 a 24 anos são os que mais acreditam na segurança da ferramenta nos bancos digitais (30% deles).

Porém, vale destacar que 32% dos brasileiros acreditam que o serviço é igualmente seguro em ambos os tipos de instituições financeiras, percentual que chega a 40% na faixa de 25 a 44 anos e a 41% entre os com nível superior.

O levantamento ouviu 3 mil pessoas com 18 anos ou mais em todas as regiões do Brasil, entre os dias 19 e 27 de novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.