Pix começa a operar nesta segunda (16); saiba como se cadastrar

1 min de leitura
Imagem de: Pix começa a operar nesta segunda (16); saiba como se cadastrar
Imagem: Istoé Dinheiro/Reprodução

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, começa a funcionar nesta segunda-feira (16) após duas semanas em fase de testes. Com isso, os mais de 50 milhões de clientes cadastrados poderão usar a plataforma, que funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano e sem a cobrança de taxas.

Como já explicamos em uma matéria anterior, o sistema foi liberado no início do mês (3) para apenas 5% dos usuários e em horário limitados. Segundo o Banco Central, esse período de experimentação possibilitou o mapeamento de eventuais instabilidades e falhas no sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale lembrar que os cadastros começaram de forma antecipada, no dia 5 de outubro. Assim, quando a novidade finalmente entrasse em operação, o Pix já teria uma malha de clientes prontos para usar. No entanto, algumas pessoas decidiram esperar o lançamento oficial do sistema. Caso você esteja nesse grupo, confira abaixo como se registrar.

Como fazer o seu cadastro?

a  Banco Central/Divulgação 

Para usar esse sistema, que funcionará como uma alternativa ao DOC e TEC, é necessário ter uma conta ou carteira digital em alguma instituição cadastrada. Isso porque, embora a novidade seja uma criação do Banco Central, sua disponibilização será feita por 762 instituições financeiras.

Caso você não tenha conta, é possível criá-la  pelo meio digital de forma rápida e prática. No app do seu banco, procure pela aba "Pix". Nesse momento, você será indicado a cadastrar suas chaves.

O que é uma chave Pix?

A chave Pix é como o endereço da sua conta no sistema. A título de exemplo, podemos comparar com aquele número no título de eleitor que identifica uma pessoa na hora de votar. Em razão disso, elas dispensam o fornecimento tradicional dos dados bancários, tornando as transações mais simples.

a  Pixabay/Reprodução 

Os usuários podem registrar até 5 chaves: CPF, CNPJ (caso tenha), e-mail, número de telefone e ainda uma chave aleatória. Vale destacar que cada chave será usada em somente uma instituição. Por exemplo, se alguém registra o CPF para receber pelo Banco Inter, não poderá usá-lo no Nubank.

Após realizar todo o procedimento indicado pelo seu banco, o BC analisará os dados cedidos para dar (ou não) a confirmação. Caso seja aprovado, a instituição enviará uma notificação para você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.