O que esperar do mercado de GPUs em 2022?

3 min de leitura
Imagem de: O que esperar do mercado de GPUs em 2022?
Imagem: Tecmundo

O ano de 2021 chegou ao fim deixando muitas perguntas e promessas para o mercado de GPUs, algumas delas não muito animadoras. Para começar 2022 com as expectativas ajustadas, o TecMundo preparou uma lista com projeções do que os próximos 12 meses reservam para cenário das placas de vídeo voltadas para jogos.

Enquanto Nvidia e AMD estão introduzindo as arquiteturas Ada-Lovelace e RDNA3 compatíveis com PCI Express 5.0, a Intel está chegando com uma proposta mais modesta, mas também mais adequada ao cenário de crise que ainda irá afetar todo o mercado de eletrônicos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

GPU Nvidia Ada-LovelaceGPU Nvidia Ada-LovelaceFonte:  Wccftech 

Falta de semicondutores ainda será um problema

O ano de 2022 ainda será complexo para o mercado dos semicondutores de maneira geral. De acordo com o CEO da Intel, Pat Gelsinger, o equilíbrio entre a disponibilidade e demanda de chips só deve ser atingido em 2023.

Dessa forma, a produção de componentes, ainda em recuperação, continuará a afetar estoques e inflar valores. A chegada dos novos processadores Intel Alder Lake introduziu ainda outro fator a essa equação preocupante com o novo barramento PCIe 5.0, que pode afetar ainda mais os preços.

Mudança de geração em meio a uma crise global

Apesar de possibilitar que novos componentes tenham um salto de desempenho muito significativo, a fabricação de placas-mãe com suporte à nova tecnologia exige muito mais pistas PCIe de alta qualidade, encarecendo consideravelmente os projetos.

Sendo assim, mesmo com as novas arquiteturas de GPUs Nvidia e AMD chegando ao mercado, a barreira para entrar na próxima geração começa em montar um setup completamente novo compatível com PCIe 5.0.

ASUS ROG MAXIMUS Z690 EXTREME GLACIAL - Modelo entusiasta com PCIe 5.0 e DDR5ASUS ROG MAXIMUS Z690 EXTREME GLACIAL - Modelo entusiasta com PCIe 5.0 e DDR5Fonte:  Asus Republic of Gamers 

Essa combinação de requisitos vai ficar fora do orçamento de muita gente, então o consumidor médio tem mais motivos para se animar com os planos das empresas para o segmento de entrada.

Nvidia: GeForce RTX 4000 e RTX 3050

A Nvidia pretende lançar as placas GeForce RTX 4000 até o fim do ano, mas modelos podem custar até o dobro dos atuais. Muitos jogadores ainda estão presos a gerações muito antigas de GPUs, e com as atuais placas de entrada com preços exorbitantes, a saída para tentar atualizar a basa instalada é investir em novos modelos mais simples.

GeForce RTX 3000 Founders EditionGeForce RTX 3000 Founders EditionFonte:  Nvidia 

As GeForce RTX 3050 para desktop estão previstas para 27 de janeiro, com preço sugerido de US$ 300 e desempenho acima das RTX 2060 12 GB, que, teoricamente, seriam a resposta mais barata da Nvidia para o segmento, mas se tornaram a mais nova queridinha dos mineradores.

AMD: RDNA3, Radeon RX 6500 XT e RX 6400

A AMD pretende lançar novos CPUs Ryzen com Zen4 em 2022, trazendo a conexão PCIe 5.0 também para seu ecossistema. Dessa forma é natural que a nova geração de GPUs RDNA3 sigam a mesma linha da Nvidia e utilizem esses barramentos.

AMD Radeon RX 6000AMD Radeon RX 6000Fonte:  AMD 

As placas de vídeo Radeon RX 7000, com janela de lançamento para 2022, também devem utilizar conexão PCIe 5.0 para aproveitar seu potencial máximo. Isso quer dizer que a transição para a nova geração deve ficar tão cara quanto da Nvidia. Para tentar contornar o problema da falta de chips, a empresa também deve investir em modelos mais baratos.

A Radeon RX 6500 XT, com 4GB de GDDR6 e largura de banda de 128 GB/s, está prevista para janeiro. Já a RX 6400, também com 4GB e largura de banda de 112 GB/s, é uma placa OEM para sistemas pré-montados e só deve chegar ao mercado a partir de março.

Intel no mercado de placas de vídeo

A intel, entretanto, chega com uma proposta focada em atender o mercado já estabelecido. A empresa pretende lançar ao menos dois modelos das placas Arc Alchemist ainda no primeiro trimestre.

Mapa de lançamentos das placas Ark AlchemistMapa de lançamentos das placas Ark AlchemistFonte:  VideoCardz 

As GPUs DG2-512EU, ainda sem nome oficial, miram no segmento intermediário, disputando com as Radeon RX 6700 XT e RTX 3070 Ti, enquanto a Arc A380 (DG2-128) irá focar no mercado das RTX 3050 e Radeon RX 6500 XT.

Não irão faltar novidades para o mercado de placas de vídeo em 2022, mas os problemas que vêm causando instabilidade no segmento ainda não foram totalmente solucionados.

Contudo, a chegada de um terceiro competidor de peso ao mercado de GPUs, com proposta inicial mais adequada ao cenário de crise, introduz uma variável que deve ajudar, pelo menos, a regular preços nos segmentos mais buscados.



smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.