Empréstimo Nubank: como fazer a simulação de forma simples

3 min de leitura
Imagem de: Empréstimo Nubank: como fazer a simulação de forma simples
Imagem: Nubank

É difícil encontrar uma pessoa que já não tenha ouvido falar do Nubank. O banco digital surgiu com a promessa de devolver aos brasileiros o controle sobre a sua vida financeira — longe da burocracia e taxas abusivas das instituições tradicionais. Além da conta corrente (com a opção de sacar/depositar dinheiro) e cartão de crédito, a fintech está começando a oferecer a opção de empréstimos para os correntistas.

Essa opção surge para aqueles que estão precisando de dinheiro, mas não tem a quantia necessária. O objetivo pode ser a realização de um sonho — como uma viagem, pagamento dos estudos ou até a compra de um carro — ou mesmo para quitar uma dívida e resolver alguma situação emergencial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aprenda, neste artigo, como funciona o empréstimo e como fazer uma simulação de forma simples.

Antes de simular e contratar

É importante ter em mente que a funcionalidade de empréstimo do banco digital pode ainda não estar disponível para todos os correntistas. De acordo com o Nubank, a liberação desse recurso acontece aos poucos, à medida que a instituição analisa o perfil de seus clientes.

Como simular e contratar o empréstimo Nubank?

O processo de simulação e contratação é bastante simples e feito diretamente pelo aplicativo do banco instalado em seu celular.

Passo 1: abra o aplicativo e procure entre os atalhos da tela inicial a opção “Empréstimo”.

Deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Empréstimo”. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Empréstimo”. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Passo 2: toque no botão “Simular empréstimo”.

Passo 3: nas próximas duas telas, você poderá selecionar o motivo do empréstimo bem como o seu tipo — pessoal ou com portabilidade de salário (opção só disponível para quem recebe diretamente o salário no Nubank).

Selecione o motivo do empréstimo e o seu tipo. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Selecione o motivo do empréstimo e o seu tipo. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Passo 4: na tela seguinte, você poderá fazer a sua simulação; digite o valor que você deseja pegar emprestado, o número de parcelas e a data do primeiro pagamento.

Digite o valor contratado, o número de parcelas e o dia do primeiro pagamento. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Digite o valor contratado, o número de parcelas e o dia do primeiro pagamento. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Passo 5: depois de inserir os dados, vem uma das partes mais importantes, que é verificar a taxa de juros, as condições do empréstimo, bem como o valor total a ser pago ao final do período.

Confira todas as informações do seu empréstimo antes de confirmar. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Confira todas as informações do seu empréstimo antes de confirmar. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Passo 6: a próxima tela vai exibir algumas informações importantes relacionadas ao seu empréstimo; leia atentamente todos os pontos antes de confirmar.

Leia atentamente todos os pontos relacionados ao seu empréstimo com o banco. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Leia atentamente todos os pontos relacionados ao seu empréstimo com o banco. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Passo 7: depois da leitura, você pode tocar no botão que vai aparecer na base da tela; o aplicativo vai exigir a sua senha e em seguida o valor solicitado será transferido diretamente para a sua conta.

Se estiver de acordo, confirme o empréstimo. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Se concordar, confirme o empréstimo. (Fonte: BlogNubank/Divulgação)Fonte:  BlogNubank 

Quais as taxas de juros do empréstimo?

Essa é uma dúvida comum e muito importante antes de contratar o seu empréstimo. Segundo a própria instituição, as taxas de juros são diferentes e personalizadas conforme o perfil de cada correntista. Esse é o motivo pelo qual o aplicativo oferece uma forma fácil de simular a funcionalidade e deixar muito claro quanto o cliente vai pagar ao final do período contratado.

Porém, a instituição garante que se esforça para fazer com que as taxas médias estejam sempre abaixo do que é oferecido pelo mercado. Também é importante destacar que todos os custos do empréstimo estão listados no Custo Efetivo Total (CET), o que inclui os juros e o imposto obrigatório (IOF) que precisam estar especificados no contrato.

O que acontece se eu atrasar o pagamento do empréstimo?

No caso de o pagamento das parcelas do empréstimo não acontecerem na data de vencimento contratada pelo aplicativo, o correntista fica com o valor em atraso e é cobrado uma multa fixa de 2% e juros. Esses valores são atualizados e exibidos no app até a quitação total do débito em aberto.

Uma dica importante na hora de pagar a parcela do seu empréstimo é considerar o tempo que o dinheiro demora para cair no caso de depósito por pagamento de boletos. Pode demorar até 3 dias úteis para o valor ser reconhecido. Portanto, o ideal é se organizar para que não aconteça a incidência de juros e multa sobre o empréstimo.

Por fim, também destacamos que o empréstimo contratado pode ser cancelado em até 7 dias do pedido. Para o pedido ser efetivado, é preciso ter na conta o valor total emprestado mais as taxas de IOF, o imposto que incide sobre toda operação financeira.

O que você achou dessa nova funcionalidade de empréstimo? Pensa em utilizar esse recurso? E que tal conhecer algumas dicas de como aumentar o seu limite do cartão de crédito?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.