Apple irá projetar seus próprios chips wireless a partir de 2023

1 min de leitura
Imagem de: Apple irá projetar seus próprios chips wireless a partir de 2023
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple está contratando engenheiros para novo escritório no sul da Califórnia com o intuito de projetar seus próprios chips wireless. Atualmente, o abastecimento dos componentes fica por conta de empresas como Broadcom Inc. e Qualcomm, mas os maiores contratos terminam até 2023. Chips com projeto próprio serão fabricados pela TSMC para a maior parte dos mercados globais, e chips parceiros serão utilizados apenas em mercados menores. As informações são da Bloomberg.

Listagens de vagas recentes apontam que a Apple estava buscando profissionais especializados e com experiência em modem e outros semicondutores wireless. Isso corrobora com um relatório recente da Qualcomm, que sugeria que até 2023 ficaria apenas com 20% do fornecimento de chips wireless da fabricante do iPhone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iPhone 13 ProO novo iPhone 13 Pro, anunciado em setembro de 2021.

A empresa movimenta boa parte do mercado de chips móveis com produtos como o iPhone, mas vem reduzindo gradativamente o volume de seus contratos de fornecimento. O maior desses contratos, no valor de US$ 15 bilhões, termina em 2023 e representa mais de 20% do total de vendas da Broadcom Inc..

Projetos próprios para produtos mais otimizados

Recentemente a Apple abandonou os processadores Intel por seu processador próprio M1, e o movimento de trazer produção de peças essenciais para dentro de casa é natural. Um dos principais diferenciais de seus produtos é o ecossistema extremamente otimizado, e a tendência é melhorar ainda mais essa otimização projetando internamente cada peça.

O novo escritório da Apple fica próximo à Universidade da Califórnia, famosa por seu forte programa de engenharia. O coração da empresa fundada por Steve Jobs continua sendo em Cupertino, mas existe um movimento recente de espalhar escritórios menores, geralmente voltados para desenvolvimento de tecnologias proprietárias para substituir componentes terceirizados por projetos proprietários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.