Jack Dorsey renuncia ao cargo de CEO do Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Jack Dorsey renuncia ao cargo de CEO do Twitter
Imagem: YouTube/Reprodução

Jack Dorsey renunciou, na manhã desta segunda-feira (29), ao cargo de CEO do Twitter, conforme carta publicada na rede social. A Reuters já havia divulgado rumores nesse sentido, informando que o conselho de administração da empresa já havia escolhido um sucessor, o que foi agora confirmado.

Na carta, o ex-CEO anuncia também o seu substituto, o atual CTO Parag Agrawal, e diz que sempre se opôs à ideia de que o CEO de uma empresa deve ser o seu fundador. Além de indicar Agrawal como seu sucessor, o executivo demissionário garantiu que ele terá como apoiador o executivo Bret Taylor, atual presidente da Salesforce.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mercado parece ter reagido bem ao anúncio. Antes da confirmação da notícia, as ações do Twitter registraram uma alta imediata de 3,36% pouco antes do meio-dia, quando chegaram a US$ 48,65 (cerca de R$ 274), até terem sua negociação suspensa pela divulgação do fato relevante. Além de CEO do Twitter, Dorsey também é dono da empresa de pagamentos digitais Square.

O declínio de Jack Dorsey no Twitter

A situação de Dorsey no Twitter não estava muito tranquila desde o ano passado, quando a empresa administradora de fundos de investimento Elliott Management pediu que ele renunciasse, sob a alegação de que estaria dedicando toda sua atenção ao gerenciamento de sua empresa de pagamentos particular, e negligenciando suas funções na rede social.

Em resposta, Dorsey convidou tanto a Elliott quanto sua representada Silver Lake Partners para terem assento no conselho de administração do Twitter. A verdade é que Dorsey já foi expulso em 2008, durante a crise financeira mundial, quando era considerado um entrave para rentabilizar o negócio. Ele retornou ao cargo em 2015, com a renúncia de Dick Costolo.

O novo CEO do Twitter, Parag Agrawal, também se manifestou no Twitter, expressando sua “profunda gratidão” a Jack Dorsey e a toda a equipe. Ele também enviou uma nota para toda a empresa, na qual promete mostrar ao mundo “o pleno potencial do Twitter”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.